Os problemas relacionados às mudanças climáticas, aquecimento global e poluição estão entre as preocupações dos brasileiros, mas não entre os mais jovens. A pauta ambiental segue forte entre os Millennials, mas perde força na geração Z, e os consumidores gostariam de mais acesso a produtos verdes, mas se deparam com preços altos, optando, assim, pelos produtos tradicionais.
É o que revela estudo GfK Consumer Life 2021. O levantamento indica que a população espera que as empresas assumam uma parcela maior de responsabilidade dentro do tema e que também seja feito um esforço educacional mais amplo.
Felipe Mendes, diretor-geral da GfK para América Latina, explica que no Brasil há um interesse genuíno em preservar o meio ambiente, mas os consumidores nem sempre sabem quais ações podem tomar. “Isso impacta diretamente nas empresas que fornecem produtos verdes e contam com um trabalho efetivo de preservação do meio ambiente, afinal, se não há informação e se o custo não está dentro da realidade do consumidor, cai o engajamento desse setor.”
O GfK Consumer Life 2021 chama atenção para o fato de que os Millennials – pessoas nascidas entre 1980 e 1997 – são os que mais se preocupam com as causas ambientais, com 49%, enquanto a geração Z – nascidos a partir de 1998 – soma apenas 26.1% da pesquisa.
“Este é um dado muito importante, já que é a geração Z que, possivelmente, sentirá mais impacto perante os problemas ambientais e se nós quisermos tornar a sociedade mais responsável e autossustentável, é necessário inserir o jovem nessa discussão, entender quais são suas preocupações, suas sugestões e como as organizações podem conversar com essas pessoas. Esse trabalho começa desde iniciativas em pequenas comunidades até em programas internacionais, fortalecendo a causa”, conclui Felipe Mendes.
As mudanças convivem junto com a necessidade de impulsionar a inovação em ações direcionadas, produtos e serviços ecologicamente sustentáveis, e é claro, a comunicação entre consumidor e empresa. Por mais que haja iniciativas que impulsionam transformações sustentáveis, ainda há longo caminho a ser percorrido.