Estudantes de escolas estaduais e municipais de Manaus já podem consultar se tiveram o cadastro aprovado no “Passe Livre Estudantil”. Reivindicação histórica, o benefício começa a valer a partir da próxima segunda-feira (14/02), quando as aulas presenciais serão retomadas na capital amazonense.
Para a consulta online, os estudantes devem acessar o site estudantes.manaus.am.gov.br. No endereço, é preciso escolher o ícone “Passe Livre Estudantil”, digitar o CPF e a data de nascimento do aluno e fazer a consulta para saber se o cadastro está aprovado para uso do benefício. As informações referentes a cada estudante foram enviadas pelas instituições de ensino.
Para garantir o Passe Livre, é necessário que o aluno estude a mais de 1 km de distância de sua casa. Mensalmente, cada aluno receberá 44 créditos no seu cartão Passa Fácil, variando de acordo com os dias letivos de cada mês. Os créditos não são cumulativos. E caso não seja usado o saldo integral, no mês seguinte, os passes serão complementados até o limite de 44 passagens.
Ao término dos 44 passes, o estudante ainda poderá comprar mais 16 créditos de meia passagem. De acordo com a Prefeitura de Manaus, perderá o direito ao Passe Livre o estudante que fizer uso indevido do benefício (por terceiros), casos de evasão escolar, falecimento, desistência ou trancamento de matrícula.
Beneficiários de outros programas como os destinados a idosos e a pessoas com deficiência estão excluídos do Passe Livre Estudantil.
Luta histórica, o benefício da gratuidade foi garantido por meio de uma parceria o governador Wilson Lima e o prefeito David Almeida. É necessário o uso do cartão eletrônico para acesso ao sistema de transporte público de Manaus e utilização do benefício.
Cadastro e recadastro
Os demais estudantes precisam ficar atentos para não perder o período de cadastro e recadastro da meia passagem 2022. O prazo já está aberto e vai até o dia 15 de março.
O estudante que fez cadastro para a meia passagem, já está com os dados no sistema, precisando fazer apenas o recadastramento. Para quem ainda não tem cadastro e nem cartão Passa Fácil, basta estar devidamente matriculado, acessar o site sinetram.com.br e fazer o agendamento para retirar seu cartão. Depois, é só acessar o portal do estudante e confirmar se o cadastro está aprovado para a gratuidade.