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Economia

No Amazonas, mais de 19 mil bloquearam bancos que ofereciam consignado por telefone

Redação
Atualizado em 2022/02/19 at 12:53 AM
Redação 4 anos atrás
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Criada em 2020, a plataforma “Não me Perturbe” tem uma missão nobre: impedir o assédio comercial de bancos e financeiras que ofertam empréstimo e cartão de crédito consignado. As ligações insistentes, muitas vezes fora de hora, levaram 19.290 mil amazonenses a pedirem o bloqueio de bancos, nos últimos dois anos.

De acordo com o Banco Central, o bloqueio é feito após cadastrar telefones fixos e móveis, relacionados ao CPF. O serviço fica disponível no site www.naomeperturbe.com.br. Ao aderir, o bloqueio passa a valer 30 dias após o cadastro e dura por um ano.

As ligações insistentes, muitas vezes fora de hora, levaram 19.290 mil amazonenses a pedirem o bloqueio de bancos, nos últimos dois anos.

O cidadão pode escolher se bloqueia instituições financeiras específicas, ou, ainda, todo o segmento que atua na oferta do consignado. A iniciativa é da Federação Brasileira de Bancos, da Associação Brasileira de Bancos, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o INSS.

Medida integrante do Sistema de Autorregulação do Consignado, a plataforma registrou 2.571.034 solicitações de bloqueios de telefone para o recebimento de ligações de ofertas indesejadas sobre crédito consignado. Os números compreendem o período entre 2 de janeiro de 2020 e 2 de fevereiro de 2022.

Do volume de pedidos, 2.008.989 representam solicitações de bloqueio feitas pelo consumidor para todas as instituições financeiras presentes na plataforma.

Bloqueios por região do país

Conforme a Febraban, a maioria dos pedidos de bloqueio de telefone partiu de consumidores de cidades da região Sudeste (53,78%), com 1.382.730 queixas. A região Sul responde por 18,04% do total de pedidos (463.922), seguida pelo Nordeste (14,25%), com 366.303 queixas. Centro-Oeste e Norte respondem por 10,59% e 3,34% dos pedidos, respectivamente (272.231 e 85.848).

Os números compreendem o período entre 2 de janeiro de 2020 e 2 de fevereiro de 2022.

O Estado de São Paulo lidera os pedidos de bloqueio no país, com 759.627 solicitações, seguido por Minas Gerais (293.537) e Rio de Janeiro (278.811).
Para fortalecer o “Não me Perturbe” e reduzir as reclamações de consumidores que são importunados com ligações indesejadas, os bancos se comprometeram, a partir de novembro de 2021, a rejeitar propostas de contratação de consignado encaminhadas por correspondentes em nome de consumidores cadastrados na plataforma.

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Termos Bancos, Bloqueio, Consignado, Telefone
Redação 19/02/2022 19/02/2022
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