Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Não há registro de eventos adversos da vacina contra a Covid-19 no AM
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Não há registro de eventos adversos da vacina contra a Covid-19 no AM
CidadesDestaque

Não há registro de eventos adversos da vacina contra a Covid-19 no AM

Redação
Atualizado em 2022/02/10 at 3:32 PM
Redação 3 anos atrás
Compartilhe
Compartilhe

Com mais de 6 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 aplicadas no estado, o Governo do Amazonas destaca que não há registros de eventos adversos graves ocasionados pelo imunizante. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) tem feito o monitoramento e destaca, nesta quinta-feira (10/02), orientações principalmente em relação à aplicação de doses em crianças de 5 a 11 anos.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o monitoramento é feito pela fundação por meio do Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie), que funciona nas dependências da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). Ela destaca que o Amazonas não registrou, desde o início da vacinação, eventos adversos graves em decorrência da vacinação contra Covid-19.

“A Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, vem informar e tranquilizar a todos, principalmente ao pais de crianças da faixa etária de 5 a 11 anos, que não temos notificados eventos adversos graves relacionados à vacinação de prevenção à Covid-19”, enfatizou Tatyana Amorim.

Com a volta às aulas, a diretora-presidente da FVS-RCP reforça a importância de vacinar o público infantil. “Agora, com o retorno às aulas, é mais importante ainda que nossos filhos estejam vacinados, nossas crianças de 5 a 11 anos estejam vacinadas. Sendo assim, pais, mães e responsáveis, acreditem na vacina, e vamos vacinar, porque a vacina é um ato de amor”, disse.

Tatyana Amorim (FOTOS: Roberto Carlos/Secom).

Orientações

 A infectologista pediátrica Solange Dourado, coordenadora do Crie, orienta os pais e responsáveis com relação aos cuidados que podem ser adotados antes e após a aplicação de doses em crianças de 5 a 11 anos.

“Para trazer as crianças para a vacinação, a única orientação é que a criança não esteja com quadro agudo, ou seja, não esteja doente recentemente com quadro de febre, gripe. Evitar trazer a criança se ela estiver com quadro assim. A gente espera melhorar um pouquinho, e quando a criança estiver bem, pode vacinar. Essa é a única orientação”, informou a coordenadora do Crie.

Além disso, cuidados também podem ser adotados por pais e responsáveis após a aplicação do imunizante.

“Após a vacinação, caso a criança apresente alguma reação, febre ou mal-estar, ela pode ser medicada com o remédio habitual em casa. Mas, se a mãe achar que a criança está um pouco mais comprometida do que ela esperaria, lógico que pode procurar uma unidade básica, auxílio médico para que receba as orientações”, concluiu.

Doses aplicadas 

Dados parciais do Programa Nacional de Imunização apontam que 6.115.194 doses foram aplicadas em todo o estado até a quarta-feira (09/02), sendo 2.917.855 de primeira dose, 2.377.230 de segunda dose, 54.982 com dose única, 764.664 de 1ª dose de reforço e 463 de 2ª dose de reforço. A informação está disponível no site da FVS-RCP (www.fvs.am.gov.br).

Leia também

Carreta da Saúde começa a atender no shopping Via Norte

Tanara Lauschner e Geone Maia assumem a Reitoria da UFAM nesta sexta (4)

Itinerários de linhas de ônibus em Manaus serão alterados a partir de 8 de julho

Justiça cobra urgência da Funai para demarcar terra indígena no Amazonas

Justiça do Trabalho determina circulação mínima de ônibus durante greve em Manaus

Termos Covid-19, Eventos, Registro, Vacina
Redação 10/02/2022 10/02/2022
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Aplicativo ajuda mulheres a acompanharem sua saúde ginecológica no Amazonas
Próximo Artigo Polícia Civil divulga foto de homem que desapareceu no Tarumã
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok