O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realiza a partir desta terça-feira (1º/02) intensificação da oferta do exame de cateterismo cardíaco na Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes. A ação do programa Saúde Amazonas tem a meta de executar, por mês, 328 procedimentos, totalizando 984 cateterismos no período de três meses, incluindo a realização durante o período noturno, das 19h à meia noite. Essa é a 1ª vez que a unidade realiza esse tipo de exame durante à noite.
O Secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Dr. Anoar Samad, destaca que o objetivo da ação inédita é dobrar a capacidade do hospital. “A intensificação é extremamente importante para reduzir de forma significativa o tempo dos pacientes na fila e garantir a assistência dos cardiopatas, que serão atendidos nas unidades da rede e encaminhados ao Francisca Mendes.”, afirmou Dr Anoar.
O diretor do hospital, Silas Fernandes, destacou a importância da intensificação para ampliar o acesso da população e a necessidade do procedimento para o tratamento e recuperação dos pacientes cardiopatas
“Esses pacientes quando não realizam essa intervenção de forma rápida tem uma evolução da doença muito desfavorável. Essa intensificação vai oferecer um tratamento de ponta para o paciente mais grave”, disse.
O fluxo de pacientes para o Hospital Francisca Mendes será ampliado com o encaminhamento de pacientes infartados de outras unidades de saúde, do Estado via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), considerando a nova metodologia e protocolos de acesso de acordo com a gravidade do paciente.
Após a realização dos exames, quando detectada a necessidade, a unidade está preparada para realizar o procedimento cirúrgico no próprio hospital. A estimativa é que 10% dos pacientes necessitem da intervenção.
Balanço
Desde junho de 2020, o Hospital Francisca Mendes, referência no tratamento de doenças cardiovasculares na região Norte, passou por um processo de reorganização e iniciou um plano de ampliação de cirurgias cardiovasculares, com a expectativa de realizar mensalmente mais de 50 procedimentos. A unidade também realiza, em média, 120 tomografias por dia com um equipamento moderno, que possui melhor processamento de imagem, rapidez na realização do exame e conforto para o paciente.