Com a participação de entidades e representantes do transporte marítimo e fluvial de todo o país, começa na tarde desta quinta-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa do Estado, em Manaus, o Fórum Brasileiro de Transporte Aquaviário.
Durante o evento, promovido pela Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega), em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e com o Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Estado do Amazonas (Sindarma), serão debatidos novos projetos e as perspectivas do setor logístico brasileiro nos próximos anos.
De acordo com o presidente do Sindarma, Galdino Alencar Júnior, que tomará posse no evento, o órgão levará para o Fórum, o debate da segurança e os ataques piratas nos rios do Estado, a navegabilidade das hidrovias e também a legislação em vigor.
“Este é o mais importante evento sobre transporte realizado no Brasil nos últimos anos, com os principais nomes do setor reunidos em Manaus para mostrar novas soluções que irão contribuir para a sociedade e para a retomada da economia”, afirmou Galdino.
Entre os palestrantes do fórum estão o presidente da CNT, Vander Costa, Raimundo Holanda Cavalcante (presidente da Fenavega), Karoline Brasileiro (diretora do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes / Dnit) e Marcelo Neri, da Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar).
87 anos
Fundado em 1935 com a denominação “Syndicato Amazonense de Armadores de Navios”, e prestes a completar 87 anos de fundação no próximo dia 27, o Sindarma é uma das mais antigas entidades de classe do estado e tem entre seus associados 38 empresas associadas que atuam no transporte de cargas, derivados de petróleo, grãos e transporte misto (cargas e passageiros).
A nova diretoria da entidade que tomará posse durante o Fórum Brasileiro de Transporte Aquaviário terá em sua diretoria o empresário Galdino Girão de Alencar Júnior na presidência, Madison Almeida Nóbrega (1º vice-presidente), Oziel Mustafa dos Santos Neto (2º vice-presidente), Erasmo Bertolini (3º vice-presidente), Homero de Oliveira Santos (secretário), Nasser Leite Fraxe (2º secretário), Marcelo Seráfico Almeida Nóbrega (tesoureiro) e Elzio Duarte Alecrim Júnior (2º secretário).