O Técnico de Enfermagem é um dos principais profissionais que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Coronavírus. A demanda deste profissional está ligada à sua formação prática e teórica, que promove autoconhecimento, conscientiza sobre a saúde emocional e desenvolve o empreendedorismo.
“Essas áreas fazem parte da formação do técnico desde o início do curso, para que ele conquiste habilidades que são essenciais para a atuação profissional, como o atendimento a um paciente e lidar com a família deste em um momento delicado”, explica a mantenedora do Centro de Ensino Literatus, Elaine Saldanha.
Em uma clínica, cerca de 80% dos profissionais da área da enfermagem são técnicos, enquanto os outros 20% são os enfermeiros e auxiliares. Além de atuarem em hospitais, pronto-socorros e postos de saúde, eles também podem ser contratados em laboratórios, ambulatórios de empresas, instituições de ensino e até trabalhar com “home care” (atendimento em domicílio).
Elaine revela que, dependendo do porte da empresa e da experiência do profissional, o salário do Técnico em Enfermagem pode variar entre R$ 1.800 e R$ 4.000. Após a formação, o caminho trilhado por muitos profissionais é o da graduação em Enfermagem.
E na avaliação da mantenedora do Literatus, a tendência é que a procura por esses profissionais continue assim após a pandemia, isso porque a atenção com a saúde se manterá. E não apenas com foco direto no atendimento e tratamento de pacientes, mas também na produção de pesquisas, estratégias e políticas públicas.