A chuva em Manaus durante todo o dia ocasionou transtornos em diversos bairros, com alagamentos e riscos de desmoronamento.
Mais de 50 chamadas da população por problemas decorrentes da chuva, desta sexta-feira (18/02), foram registrados em Manaus, segundo o Centro de Cooperação da Cidade (CCC). Metade das situaçÔes atendidas foi relativa a problemas como alagação e risco de desabamento de casas. Pela menos cinco famĂlias pediram socorro alegando risco de desabamento residencial. NĂŁo houve registro de feridos e nem desabrigados.
A Defesa Civil de Manaus registrou um total de 24 ocorrĂȘncias devido Ă forte chuva. Durante a manhĂŁ, as equipes estiveram na rua Monte SiĂŁo, no bairro Santo Agostinho, zona Oeste, para atender uma solicitação de suspeita de desabamento parcial de uma residĂȘncia. Outro local vistoriado pela equipe foi uma casa mista na rua Benjamim, comunidade Aliança com Deus, zona Norte, com risco de desabamento.
Conforme o diretor de OperaçÔes da Defesa Civil, tenente-coronel Robson FalcĂŁo, os trabalhos sĂŁo realizados em conjunto com as demais secretarias de atendimento imediato, para dar o suporte do poder municipal Ă s famĂlias afetadas pelas chuvas.
“Desde os primeiros pingos de chuva, a Defesa Civil jĂĄ estava alerta para as ocorrĂȘncias do 199 que sĂŁo vistoriadas com os demais ĂłrgĂŁos como Seminf e Semasc. A integração entre as pastas Ă© necessĂĄria para que o usuĂĄrio tenha sua demanda solucionada o mais rĂĄpido possĂvel”, informa.
TrĂąnsito
JĂĄ o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) registrou mais de 40 ocorrĂȘncias ao longo de todo o dia. Durante a manhĂŁ, o IMMU registrou seis acidentes com danos materiais, quatro acidentes com vĂtimas lesionadas, trĂȘs demandas com semĂĄforos inoperantes e uma queda de ĂĄrvore em cima de um veĂculo na rua Rio Mar, conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.
O acidente prejudicou a fluidez na via. As equipes de agentes de trĂąnsito, montaram postos de controle operacional para evitar que os motoristas fossem prejudicados.
âTĂŁo logo começou a chuva, orientamos aos diretores de ĂĄrea que montassem postos de monitoramento nos principais corredores viĂĄrios, a fim de garantir que o trĂąnsito nĂŁo sofresse com os congestionamentos. Tivemos vĂĄrias ocorrĂȘncias, no entanto, nossos agentes agiram com rapidez e liberaram as vias nas quais aconteceram alguns sinistrosâ, pontua o vice-presidente de TrĂąnsito do IMMU, Edson LĂȘda.
Pela tarde, equipes de fiscalização do IMMU, registraram oito ocorrĂȘncias de trĂąnsito relevantes, dentre elas, um ĂŽnibus da linha 358 que se envolveu em um acidente no cruzamento das avenidas Jornalista Umberto Calderaro Filho com AndrĂ© AraĂșjo, no Aleixo, e teve o eixo traseiro danificado. Os agentes acionaram o guincho da empresa e retiraram o veĂculo da via.
Segundo LĂȘda, os agentes estĂŁo em prontidĂŁo caso as chuvas provoquem mais ocorrĂȘncias e irĂŁo atuar para que a fluidez e a organização do trĂąnsito sejam garantidas.
âNossas equipes de agentes nas seis zonas da cidade estĂŁo a postos, caso haja demandas, eles serĂŁo chamados para atender a população e proporcionar trĂąnsito seguro nas viasâ, destaca.