Quarentena recomendada para pacientes infectados pela Covid-19 é uma forma de interromper cadeia de transmissão
O Amazonas está com 7.398 pessoas diagnosticadas com a Covid-19 em período ativo de transmissão e que, por isso, precisam ficar na chamada quarentena, onde além do tratamento médico é recomendado o isolamento domiciliar para conter a proliferação do vírus. Os números são da Fundação de Vigilância em Saúde – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS).
O boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (21/02) demonstra uma redução de 81,3% na quantidade de pessoas em fase ativa de transmissão, na comparação com o início do mês fevereiro deste ano. Em 21 dias, a curva nesse dado epidemiológico foi decrescente.
No dia 01 de fevereiro, havia 39.609 infectados em período ativo de transmissão, necessitando ficar em isolamento. Foi o dia com o maior número de pessoas nessa situação, no mês de fevereiro.
Entretanto, o ápice de pessoas em isolamento por causa da Covid-19 se deu na semana de 24 a 28 de janeiro. Àquela altura, as confirmações diárias batiam recorde e, no dia 25 de janeiro, o estado chegou a ter 52.387 pessoas contaminadas necessitando ficar em quarentena.
Os números da FVS levam em conta informações fornecidas pelas secretarias municipais de saúde, englobando o número de pessoas diagnosticadas com a doença através dos testes e as que estão internadas, por conta do agravamento do quadro de saúde.
Nas últimas 24 horas, foram confirmados 480 novos diagnósticos da Covid-19 no estado. A maior parte das infecções detectadas se deu em Manaus, com um total de 407 novos casos. No interior, houve confirmados em Careiro da Várzea (55), Itacoatiara (7), Guajará (5), Tonantins (4), Maués (1) e Pauini (1).
Conforme o relatório epidemiológico da FVS, duas pessoas morreram por causa da doença, nas últimas 24 horas e os óbitos se deram Humaitá (1) e Itacoatiara (1).
Internações
Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, internados em Manaus há 98 pacientes, sendo 46 em leitos clínicos (6 na rede privada e 40 na rede pública), 51 em UTI (8 na rede privada e 43 na rede pública) e 1 está em sala vermelha.
A situação vacinal dos pacientes internados com a Covid-19 aponta que, dos 98 pacientes internados, 52 não foram vacinados, 21 têm esquema vacinal incompleto e 24 têm esquema vacinal completo.
No boletim consta, também, que há outros 34 pacientes internados em leitos clínicos com Covid-19, na rede pública de saúde do interior do estado, conforme informado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).