O governo federal publicou decreto que qualifica leilões do setor elétrico no Programa de Parcerias de Investimentos
Acolhendo recomendação do Conselho do Programa de Investimentos (CPPI), o decreto presidencial qualifica no PPI o 1º e o 2º Leilão de Transmissão de Energia Elétrica de 2022, segundo o informou, ontem, o Ministério da Economia. O Amazonas está incluído no 1º lote, ao lado de outros 12 estados.
Os certames serão conduzidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para selecionar parceiros privados para investir na construção, operação e manutenção das instalações de transmissão que irão compor a Rede Básica do Sistema Interligado Nacional (SIN).
No Leilão de Transmissão nº 1/2022 deverão ser ofertados 5.291 quilômetros de linhas de transmissão e 6.260 MVA de capacidade de transformação, com investimentos esperados de R$ 15,3 bilhões, nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Amapá, Bahia, Sergipe, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Acre e Amazonas.
Já o Leilão de Transmissão nº 2/2021, previsto para ser realizado em novembro de 2022, deve ofertar 705 quilômetros de linhas de transmissão e 2.600 MVA de capacidade de transformação, com investimentos esperados de R$ 1,3 bilhão nos estados de Rondônia, Minas Gerais, Espírito Santo, Pará, Maranhão e Rio de Janeiro.