Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Primeira universidade do Brasil, Ufam completa 113 anos de fundação
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Primeira universidade do Brasil, Ufam completa 113 anos de fundação
Cidades

Primeira universidade do Brasil, Ufam completa 113 anos de fundação

Tabajara Moreno
Atualizado em 2022/01/18 at 12:07 AM
Tabajara Moreno 3 anos atrás
Compartilhe
Compartilhe

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) está comemorando, nesta segunda-feira (17/01), seu aniversário de 113 anos de fundação. Uma das principais instituições de ensino e pesquisa do país, a Ufam é considerada a primeira escola de ensino superior brasileira.

Os primeiros passos para a construção da Ufam aconteceram em 1909, com a abertura da Escola Universitária Livre de Manaus, originada no Clube de Guerra da Guarda Nacional, que visava a formação militar. Foi o embrião para a criação, menos de um ano depois, da Escola Universitária Livre de Manaós, que além dos cursos de instrução militar passou a incorporar formações em oito áreas do conhecimento.

Em 1962, durante o governo do presidente João Goulart, a escola se transformou em Universidade do Amazonas, a UA, sigla pela qual a instituição ficou conhecida por quatro décadas.

A Ufam figura entre as principais universidades do país e foi considerada a 108a instituição mais importante entre todos os países da América Latina e Caribe, conforme classificação feita pelo World University Ranking (CWUR) 2021-2022, divulgado ano passado.

Aquela instituição que começou com um curso, hoje, oferece 123 cursos de graduação e outros 60 de pós-graduação, em nível de especialização, mestrado e doutorado. A comunidade acadêmica, composta por cerca de 25 mil alunos, é maior que a população de 30 municípios amazonenses.

Leia também

Moradores resgatam vítimas de naufrágio no porto de Itacoatiara

Confira quais bairros serão afetados pela falta de energia nesta quarta-feira (2)

Tosa e mais serviços gratuitos para cães e gatos em mutirão de atendimento no Japiim

Bolsa Idiomas: selecionados têm até quarta para confirmar a vaga

Caprichoso contesta jurados após derrota, mas antes havia elogiado ‘método de sorteio’

Tabajara Moreno 18/01/2022 17/01/2022
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Tabajara Moreno
Jornalista amazonense e fundador do site Segundo a Segundo
Artigo anterior Primeira fase da Copa do Brasil tem confrontos definidos por sorteio
Próximo Artigo Governo do Amazonas recebe 34,5 mil doses de vacina contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok