A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) está comemorando, nesta segunda-feira (17/01), seu aniversário de 113 anos de fundação. Uma das principais instituições de ensino e pesquisa do país, a Ufam é considerada a primeira escola de ensino superior brasileira.
Os primeiros passos para a construção da Ufam aconteceram em 1909, com a abertura da Escola Universitária Livre de Manaus, originada no Clube de Guerra da Guarda Nacional, que visava a formação militar. Foi o embrião para a criação, menos de um ano depois, da Escola Universitária Livre de Manaós, que além dos cursos de instrução militar passou a incorporar formações em oito áreas do conhecimento.
Em 1962, durante o governo do presidente João Goulart, a escola se transformou em Universidade do Amazonas, a UA, sigla pela qual a instituição ficou conhecida por quatro décadas.
A Ufam figura entre as principais universidades do país e foi considerada a 108a instituição mais importante entre todos os países da América Latina e Caribe, conforme classificação feita pelo World University Ranking (CWUR) 2021-2022, divulgado ano passado.
Aquela instituição que começou com um curso, hoje, oferece 123 cursos de graduação e outros 60 de pós-graduação, em nível de especialização, mestrado e doutorado. A comunidade acadêmica, composta por cerca de 25 mil alunos, é maior que a população de 30 municípios amazonenses.