O Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (Proef) abrirá inscrições para a 3ª turma de 22 de dezembro de 2021 a 10 de janeiro de 2022. O curso é voltado unicamente para professores efetivos de Educação Física da educação básica da rede pública de ensino. São dez vagas para a Ufam. Interessados devem conhecer o Edital de Seleção e realizar a inscrição online.
O Proef é um Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação Física, que tem a Universidade Estadual Paulista (Unesp) como coordenadora nacional, e 18 Instituições de Ensino Superior associadas (IES), com duração de 24 meses, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O programa tem como objetivo qualificar professores da rede pública de ensino, na área da Educação Física, para o exercício da docência, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País.
Para concorrer a uma das vagas do programa, é preciso cumprir os requisitos constantes no edital, como comprovar o vínculo profissional, pagar a taxa de inscrição no valor de R$76,00 e não possuir título de mestre ou doutor, nem estar cursando outro programa stricto sensu.
A área de concentração do Proef, é Educação Física Escolar e possui três linhas de pesquisa: a) Educação Física na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; b) Educação Física nos finais do Ensino Fundamental; c) Educação Física no Ensino Médio.
O Proef oferecerá 241 vagas distribuídas entre as IES associadas, o participante precisa indicar, no ato da inscrição, à qual IES pretende concorrer. A Ufam possui dez das vagas ofertadas, sendo duas reservas étnico raciais e uma para pessoa com deficiência. A inscrição deverá ser efetuada a partir das 10h do dia 22 de dezembro de 2021 às 23h59 do dia 10 de janeiro de 2022, exclusivamente pela internet no endereço eletrônico www.vunesp.com.br.
Provas
A seleção será realizada em duas etapas, uma com prova objetiva e outra, com prova discursiva (estudo de caso). Ambas serão aplicadas no dia 30 de janeiro, por meio de plataforma virtual, a partir das 14h (horário de Brasília), com quatro horas de duração.
A Prova Escrita será composta por 40 questões objetivas, com 05 alternativas cada, distribuídas entre os conteúdos de formação básica (15) e formação específica (25). O Estudo de Caso será composto por uma proposição de uma situação real ou fictícia. A prova objetiva terá caráter eliminatório e classificatório. Para a segunda fase participarão apenas os candidatos que tiveram 60% de acertos da prova objetiva.
Resultado
De acordo com o cronograma do edital, no dia 16 de março serão publicados os resultados das análises dos recursos das provas e a classificação final dos candidatos. A pontuação final dos candidatos habilitados corresponderá à somatória da nota das provas Escrita e Estudo de Caso.
A convocação do candidato para assumir a vaga do programa na IES associada estará disponível no site do Proef e no endereço eletrônico [email protected], pelo qual será enviada a comunicação oficial.
Para mais informações, consulte o edital de seleção.