Dois homens ainda não identificados invadiram o Aeroclube do Amazonas, na zona centro-sul de Manaus, e incendiaram helicópteros do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na madrugada desta segunda-feira (24/01). O crime acontece após o órgão reforçar ações de fiscalização ambiental contra os garimpos ilegais no estado. A Polícia Federal vai investigar o caso.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informou que está prestando total apoio aos trabalhos do órgão federal. O atendimento inicial da ocorrência foi realizado pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e o Departamento de Polícia Técnico- Científica (DPTC-AM), que estiveram no local.
Câmeras de segurança registraram o momento em que dois criminosos pularam um muro e incendiaram o helicóptero. As imagens foram repassadas para a PF-AM.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram empregados mais de mil litros de água para contenção das chamas que atingiram parte da cabine e hélices. Um foi completamente destruído e o outro sofreu danos.