Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo FCecon atendeu mais de 14 mil novos pacientes entre os anos de 2019 e 2021
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Saúde > FCecon atendeu mais de 14 mil novos pacientes entre os anos de 2019 e 2021
Saúde

FCecon atendeu mais de 14 mil novos pacientes entre os anos de 2019 e 2021

Redação
Atualizado em 2022/01/27 at 3:35 PM
Redação 3 anos atrás
Compartilhe
Compartilhe

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), recebeu, entre os anos de 2019 e 2021, mais de 14 mil novos pacientes oriundos da região amazônica, de países vizinhos e de nove estados brasileiros. Essas pessoas têm acesso a mais de 119 modalidades de procedimentos ligados ao tratamento do câncer.

O acesso à unidade e ao tratamento terapêutico ocorre pela Triagem Ambulatorial, que deve ser buscada apenas quando o usuário possuir encaminhamento médico para tratamento oncológico, exame de biópsia com diagnóstico de câncer, ou ainda outro tipo de exame que indica forte suspeição de câncer, uma vez que a Fundação Cecon é um hospital de alta complexidade.

Segundo a gerente do Ambulatório, enfermeira Maura Andrea Negreiros, o usuário pode ser atendido na Triagem sem, necessariamente, ser paciente do hospital. Ela disse que, no serviço, uma enfermeira irá receber os exames e laudos médicos, e avaliará os documentos. “Há duas situações. A primeira é quando a pessoa não é para a FCecon e, assim, recebe orientações e é encaminhada à unidade hospitalar correta”, afirmou.

A segunda situação, conforme Negreiros, é quando a pessoa apresenta os exames de diagnóstico positivo para câncer. Após a triagem, o paciente é encaminhado para abertura de prontuário no balcão do Serviço de Atendimento Médico e Estatístico (Same) e agendamento da consulta com o profissional médico.

Abertura de prontuário 

A gerente do Same, Zenóbia Almeida Filha, informou que a abertura do prontuário pode ser feita tanto pelo paciente quanto por alguém da família. Ela orientou que é preciso apresentar os exames de imagem, laudos, RG, CPF, comprovante de residência e carteira do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Sendo morador do interior do Amazonas, é preciso trazer o comprovante do município de onde reside. A informação é importante para sabermos o quantitativo de pacientes oriundos do interior atendidos pelo hospital. A pessoa não deixará de ser atendida por morar no interior. Caso também não tenha o cartão do SUS, não deixará de ser atendida, pois fazemos a emissão para o paciente”, esclarece Zenóbia Filha.

Fichas 

Diariamente, são distribuídas 30 senhas pela manhã e 30 à tarde. Independentemente da quantidade de senhas, o serviço atende as pessoas que buscam informações e orientações.

Horário

 O serviço de Triagem funciona de segunda a sexta-feira, das 7h ao meio-dia e das 13h às 17h.

Segundo Maura Negreiros, no período da tarde, são atendidos, primeiramente, os pacientes que já são da FCecon e que irão internar. Esses pacientes são priorizados porque precisam receber o resultado do teste para Covid-19 para, então, serem liberados para a internação na Fundação, caso o teste tenha dado negativo. Caso o resultado seja positivo, recebem as devidas orientações.

A partir das 14h, o atendimento se volta aos demais casos.

Leia também

Amazonas bate recorde de casos de esporotricose humana em maio

Morcego com raiva é pego em Manaus e gera alerta para risco da doença se espalhar

Você lava sua garrafinha de água todo dia? Conheça riscos invisíveis da má higiene

Hospitais de Manaus registraram mais de 100 internações por gripes

Risco: veja os 5 tipos de medicamentos mais usados sem orientação profissional

Termos Anos, FCecon, Pacientes, Procedimentos
Redação 27/01/2022 27/01/2022
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Condenado a 20 anos por homicídio e roubos no Vieiralves é preso
Próximo Artigo Prefeitura constrói cinco pontes de madeira no Mutirão
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok