Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Descarte de sofás, fogões e outros itens pesados pode ser agendada em Manaus
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Descarte de sofás, fogões e outros itens pesados pode ser agendada em Manaus
Cidades

Descarte de sofás, fogões e outros itens pesados pode ser agendada em Manaus

Tabajara Moreno
Atualizado em 2022/01/28 at 10:30 PM
Tabajara Moreno 3 anos atrás
Compartilhe
Compartilhe

Para evitar que materiais de grande porte como sofás, camas e geladeira sejam descartados irregularmente nos igarapés ou em vias públicas, a Prefeitura de Manaus segue com o serviço de coleta agendada de grandes objetos. O programa recolhe objetos de grande porte que serão descartados e funciona por agendamento, realizado via aplicativo de mensagens ou ligação. Em 2021, mais de 12,2 mil atendimentos foram realizados pelo projeto.

Para utilizar o serviço, é necessário entrar em contato com a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), por meio do WhatsApp (92) 98415-9563 ou 98459-5618, entre as 8h e 16h, durante a semana, e informar quais os objetos serão recolhidos, enviando fotos, endereço da retirada, telefone para contato e nome da pessoa que vai acompanhar a equipe.

Conforme o diretor Operacional da Semulsp, Laurimar Costa, o objetivo do programa é impedir que grandes objetos sejam deixados em vias públicas ou jogados nos igarapés da cidade.

“Para estimular a população a dar o direcionamento correto, evitar o surgimento de uma lixeira viciada ou entupir o igarapé, a Semulsp pega o material na frente da casa da pessoa, o serviço é gratuito. A Semulsp está a todo vapor com esse trabalho”, destaca.

O serviço de coleta agendada, via celular, também recolhe eletrodomésticos sem utilidade, como aspirador de pó, batedeira, ferro elétrico, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão.

Os eletrodomésticos são levados para a Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, que funciona por meio de uma parceria entre a prefeitura e a Associação de Catadores de Recicláveis do Amazonas (Ascarman), no bairro Santa Etelvina, zona Norte.

Fotos: Valdo Leão

Balanço

Em 2021, mais de 12,2 mil atendimentos foram realizados pelo programa. Dentre os bairros que mais solicitaram os serviços, estão Cidade Nova, Parque 10 de Novembro, Alvorada, Aleixo, Nova Cidade, Petrópolis, Flores e Japiim.

Livros, sofá, guarda-roupa, colchão, cadeira, cama, armário, máquina de lavar, TV, fogão, geladeira e outros foram os objetos mais recolhidos em 2021.

Além de contribuir para a limpeza da cidade, o serviço gera benefícios aos catadores de materiais recicláveis. Eles realizam a separação dos materiais aproveitáveis, sendo o refugo ou rejeito encaminhado para o Aterro Sanitário Municipal, localizado no quilômetro 19, AM–010 (Manaus – Itacoatiara).

Leia também

Motorista embriagado causa acidente na zona oeste de Manaus e é detido pelo Detran

Homem morre carbonizado em incêndio em comunidade indígena na BR-174

Ramal na AM-010 e três bairros de Manaus ficarão sem energia nesta terça-feira; confira

Cheia no Amazonas: Apenas três municípios permanecem com níveis normais dos rios

Carro perde controle e capota dentro de igarapé no bairro Raiz, em Manaus

Tabajara Moreno 28/01/2022 30/01/2022
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Artigo anterior Conheça o vendedor de bombom que virou empresário produtor de 7 toneladas de chocolate
Próximo Artigo Vinhos em lata: Novidade em Manaus é promessa de tendência no mercado de bebidas
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok