Responsável por cuidar da saúde, bem-estar e autoestima das pessoas, o profissional de estética foi reconhecido pela lei federal 12.592, de 2012, e, desde então, o Dia do Esteticista é celebrado sempre em 18 de janeiro. Para marcar a data e esclarecer o público sobre as peculiaridades da área, o Centro de Ensino Técnico (Centec) promove, no dia 25, às 16h, live especial sobre o tema.
A ideia é mostrar, passo a passo, como realizar uma higienização facial corretamente e, ao mesmo tempo, tirar dúvidas sobre o mercado de trabalho e prática de atuação desses profissionais. O evento será transmitido pelo perfil oficial do Centec no Instagram (@centecam).
A professora Rosana Santos irá apresentar a live e realizar o procedimento estético ao vivo. Ela diz ser muito importante entender o que pode e o que não pode ser feito, para evitar qualquer prejuízo à pele.
“Há alguns passos da higienização que podem acabar sendo realizados de forma incorreta. A esfoliação, por exemplo, pode ser feita apenas duas vezes na semana. Além disso, pede cosméticos específicos, ao contrário de pó de café ou açúcar, utilizado por algumas pessoas. Esses são prejudiciais”, explica a especialista, que ministra aulas sobre o tema no curso técnico em estética do Centec.
Mercado
Com a popularização dos influencers e dos chamados skin cares (cuidados com a pele), procedimentos de estética tem se tornado cada vez mais presentes no dia a dia. E não somente as dicas on-line, mas também as buscas por profissionais capacitados para realizar atividades mais técnicas.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil é o quarto maior mercado no consumo desse tipo de produtos do mundo.
Além disso, segundo o Ministério da Economia, até 2021, havia 15.964 empresas e microempresas no ramo de cabeleireiro, manicure, pedicure e outras atividades de estética e cuidados com a beleza no Amazonas.
Com o crescimento cada vez maior do mercado de consumo, aumenta também o nível de exigência de formação dos profissionais que atuam na área, sendo necessário estar atento às novidades e atualizações.
Afinal, o técnico em estética precisa estar apto a realizar diversos procedimentos de beleza, e para tal deve conhecer diferentes tipos de pele, além de saber aplicar as principais técnicas para tratar cabelos, corpo e rosto, sendo necessário para isso profundo conhecimento sobre os variados tipos de cosméticos e tecnologias usadas na área.
O profissional com essa formação pode atuar como cabeleireiro, depilador, design de sobrancelhas e ainda fazer procedimentos como limpeza de pele, drenagem linfática e maquiagem avançada, entre outros.
Mas além de atuar no mercado como prestador de serviços em empresas do ramo, pode também estar à frente da gestão de um empreendimento na área. Segundo o site informativo ‘Salários’, a média de remuneração na profissão é R$ 1,609,09.