A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) está comemorando, nesta segunda-feira (17/01), seu aniversário de 113 anos de fundação. Uma das principais instituições de ensino e pesquisa do país, a Ufam é considerada a primeira escola de ensino superior brasileira.

Os primeiros passos para a construção da Ufam aconteceram em 1909, com a abertura da Escola Universitária Livre de Manaus, originada no Clube de Guerra da Guarda Nacional, que visava a formação militar. Foi o embrião para a criação, menos de um ano depois, da Escola Universitária Livre de Manaós, que além dos cursos de instrução militar passou a incorporar formações em oito áreas do conhecimento.

Em 1962, durante o governo do presidente João Goulart, a escola se transformou em Universidade do Amazonas, a UA, sigla pela qual a instituição ficou conhecida por quatro décadas.

A Ufam figura entre as principais universidades do país e foi considerada a 108a instituição mais importante entre todos os países da América Latina e Caribe, conforme classificação feita pelo World University Ranking (CWUR) 2021-2022, divulgado ano passado.

Aquela instituição que começou com um curso, hoje, oferece 123 cursos de graduação e outros 60 de pós-graduação, em nível de especialização, mestrado e doutorado. A comunidade acadêmica, composta por cerca de 25 mil alunos, é maior que a população de 30 municípios amazonenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar

UGPE e Bombeiros iniciam tratativas para regularização dos parques residenciais do Prosamin+

Ação visa expedição de título definitivo dos imóveis; órgãos planejam ainda cooperação técnica para adoção da metodologia BIM na vistoria e licenciamento

Defensoria Pública apura dano coletivo causado por aumento dos preços das passagens aéreas para o Festival Folclórico de Parintins

Apuração é motivada por aumento no valor dos preços das passagens aéreas

Governo do Amazonas assina convênio para pavimentação de ruas em Uarini

A pavimentação de cinco ruas no bairro de São Jorge contribuirá com a segurança e bem-estar da população