Com cerca de 600 mil moradores, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a zona Norte de Manaus é a maior concentração populacional da cidade. E, nos últimos anos, tem sido uma das áreas de maior expansão e ocupação informal da capital. São 10 bairros abastecidos com água tradada, que crescem diariamente, e a concessionária Águas de Manaus tem investido em melhorias para acompanhar o desenvolvimento da região.

Entre as melhorias para a zona Norte, está a substituição de motores das bombas que atuam como elevatória de água tratada com potência de 700 HP, impulsionando, do Sistema Mundo Novo, uma quantidade maior de água para os reservatórios do Colônia Terra Nova, Monte das Oliveiras, Nova Cidade e Santa Etelvina.

São 10 bairros abastecidos com água tradada, que crescem diariamente, e a concessionária Águas de Manaus tem investido em melhorias para acompanhar o desenvolvimento da região.

“O Mundo Novo é um sistema muito importante para o abastecimento de água de tratada para os moradores da zona Norte de Manaus. Nossas melhorias foram na substituição dos motores que fazem o bombeamento para o abastecimento dos reservatórios da região. Com isso, incrementamos cerca de 145 mil litros de água por hora a mais no fornecimento, melhorando a segurança operacional e dando maior eficiência para a região”, pontua o gerente de operações da Águas de Manaus, Diogo Freitas.

Monte das Oliveiras 

Além dos novos motores para melhorar o bombeamento de água na zona Norte, o bairro Monte das Oliveiras também recebeu novas bombas com potência maior, aumentando a área de cobertura e evitando a intermitência no fornecimento, além de dar mais estabilidade no abastecimento com água tratada na área.

A consultora de beleza Izamara Monteiro da Silva, de 37 anos, é moradora do bairro há 22 anos, e comemora as benfeitorias que a Águas de Manaus vem realizando no Monte das Oliveiras.

No Nova Cidade, os moradores do conjunto também recebem melhorias no sistema de abastecimento.

“Sou moradora da rua Macura e aqui sempre foi muito difícil ter um abastecimento regular, tinha semana que faltava água em 5 dias seguidos e quando chegava era fraca, agora temos água que chega com força e posso tomar meus banhos e realizar minhas tarefas de casa tranquila. Sou grata a Águas de Manaus por isso”, disse a moradora.

Conjunto João Paulo II Suhab 4ª Etapa 

No Nova Cidade, os moradores do conjunto também recebem melhorias no sistema de abastecimento. Um novo Centro de Produção de Água Subterrânea (CPAS), com capacidade de produzir 72 mil litros de água por hora, foi implantado e já está operando em conjunto a um reservatório que armazena 260 mil litros de água.

Ainda segundo Freitas, as equipes de operação da concessionária têm feito todos os esforços para atender toda as demandas dos mais de 2,3 mil consumidores do conjunto.

“No conjunto João Paulo II Suhab 4ª etapa perfuramos um novo poço, que já vai melhorar muito o abastecimento para os moradores dessa região, que é de expansão da cidade e está em constante crescimento. E não é só isso, estamos trabalhando com interligação de redes, novas extensões, automação e telemetria para monitorarmos, em tempo real, o comportamento do abastecimento através do nosso Centro de Controle Operacional (CCO)”, reforça o gerente.

Além dos novos motores para melhorar o bombeamento de água na zona Norte, o bairro Monte das Oliveiras também recebeu novas bombas com potência maior.

BALANÇO 

Ao longo de 2021, foram realizadas diversas obras nas áreas do conjunto Buritis, Parque São Pedro, José Bonifácio, Cidade Nova, Monte das Oliveiras e Cidade de Deus, totalizando 12 quilômetros de expansão de rede e 19 interligações para melhoria no abastecimento de água.

No Cidadão XII, além de ter a revitalização do reservatório concluída, as redes receberam mais pressão para dar mais qualidade no abastecimento da zona alta da região. Já no Conjunto Renato Souza Pinto, houve a reativação do poço tubular para intensificar o abastecimento na área.

Também houve melhorias nos sistemas hidráulicos do Nova Cidade, Cidadão X, Mutirão e Núcleo 23, que passaram a contar com telemetria e foram interligados ao moderno CCO da concessionária, que consegue monitorar 24h por dia o sistema de abastecimento de água da capital, controlando os níveis de reservatórios e das estações de captação e tratamento que fornecem água para toda a cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

HPS João Lúcio pede ajuda para localizar familiares de paciente internado na unidade

Paciente tem histórico de agressão física

Corpo de Bombeiros e FCecon assinam convênio para militares da saúde reforçarem atendimento na unidade

Grupo de sete profissionais cedidos permitirá dar mais celeridade em atendimentos e cirurgias oncológicas

Bares construídos em calçada ao lado de delegacia têm demolição administrativa da prefeitura

A obstrução ocupava a calçada completamente, causando ainda insegurança para os próprios frequentadores dos bares, que não tinham espaço para circulação.

Sine Manaus oferta 190 vagas de emprego com oportunidades para PcD, nesta quinta-feira

Confira as vagas.