O governador Wilson Lima e o prefeito de Manaus, David Almeida, assinaram um convĂȘnio inĂ©dito, nesta terça-feira (21/12), no valor de R$ 156 milhĂ”es, sendo R$ 120 milhĂ”es do Estado e R$ 36 milhĂ”es de contrapartida municipal, para a execução do Programa de Reestruturação e Qualificação do Transporte PĂșblico do MunicĂpio de Manaus.
Um dos principais benefĂcios do programa Ă© a gratuidade da passagem de ĂŽnibus a estudantes da rede pĂșblica do ensino fundamental e mĂ©dio em Manaus. Atualmente, a rede conta com 230 mil alunos de escolas estaduais e 240 mil de unidades municipais. O passe livre estudantil serĂĄ possĂvel graças ao subsĂdio do Estado e Prefeitura para custeio do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), incidente sobre o combustĂvel dos ĂŽnibus do sistema de transporte coletivo.

TambĂ©m haverĂĄ o complemento do subsĂdio Ă s demais gratuidades de interesse social, previstas na Lei OrgĂąnica do MunicĂpio de Manaus. A medida, tambĂ©m, evita que a tarifa do transporte coletivo sofra reajuste.
De acordo com o governador Wilson Lima, o investimento do Estado para subsidiar o transporte coletivo amplia polĂticas de inclusĂŁo social, considerando que a tarifa tem um impacto significativo no orçamento das famĂlias com baixa renda.
âIsso vai nos garantir que os alunos da rede estadual e da rede municipal tenham a gratuidade do transporte pĂșblico para ir e voltar da escola. Isso dĂĄ tranquilidade para que a gente continue com a meia passagem para os outros estudantes e, tambĂ©m, dĂĄ uma folga aqui para o David fazer os investimentos em mobilidade urbana, que sĂŁo necessĂĄrios para melhorar o fluxo na cidade de Manausâ, afirmou Wilson Lima, durante assinatura do convĂȘnio.

A medida beneficia, ainda, motoristas e cobradores. Com os investimentos, as empresas terĂŁo condiçÔes de honrar com os salĂĄrios das categorias. âHoje Ă© um dia histĂłrico: em meio a uma crise financeira, econĂŽmica e de saĂșde, a cidade de Manaus, em parceria com o Governo do Amazonas, anuncia a gratuidade do transporte coletivo para os alunos da rede municipal e estadual. Isso Ă© o inĂcio de uma mudança que veio para ficar nessa cidade, graças a essa parceria desprovida de egos e vaidades, porĂ©m comprometida com o bem-estar de toda a populaçãoâ, declarou o prefeito.
Para JosuĂ© Paulo, 16, o passe livre a partir de 2022, muito mais que ajudar a famĂlia neste momento de crise econĂŽmica, vai incentivar ele, o irmĂŁo e outros estudantes a irem Ă escola.
âEu e meu irmĂŁo somos estudantes e, com esse tempo de pandemia, estĂĄ sendo difĂcil atĂ© para minha famĂlia se reestruturar. EntĂŁo vai ser uma grande ajuda, algo que vai beneficiar bastante. Vai ser um grande incentivo para aqueles (alunos) que ficaram bastante tempo sem ir, um incentivo a mais para aqueles que desistiram por nĂŁo ter como pagar o transporte pĂșblicoâ, disse JosuĂ©, que Ă© aluno do ensino mĂ©dio na Escola Estadual Agnello Bittencourt.

Na esfera estadual, a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) serĂĄ responsĂĄvel pela execução do convĂȘnio. Para o coordenador executivo do ĂłrgĂŁo, Marcellus CampĂȘlo, a parceria tem como finalidade melhorar os serviços Ă população, garantindo sustentabilidade, equilĂbrio econĂŽmico-financeiro do sistema e, consequentemente, a reestruturação e requalificação do transporte coletivo de Manaus. âTudo isso para proporcionar transporte seguro e acessĂvel para todosâ, ressaltou.
Conforme o cronograma de desembolso, os repasses serĂŁo feitos em seis parcelas de R$ 26 milhĂ”es – R$ 20 milhĂ”es do Estado e R$ 6 milhĂ”es do MunicĂpio â, entre dezembro de 2021 e dezembro de 2022.
O investimento em mobilidade urbana, assim como o incentivo ao sistema de transporte pĂșblico acessĂvel e de qualidade contribui para reduzir o tempo de chegada ao trabalho, aumenta a produtividade e impulsiona a economia, alĂ©m de contribuir com o meio ambiente, reduzindo a circulação de veĂculos e a emissĂŁo de gases na atmosfera.
Pacote para Manaus – O Programa de Reestruturação e Qualificação do Transporte PĂșblico de Manaus faz parte de um pacote de investimentos da ordem de R$ 580 milhĂ”es do Governo do Estado para a capital, anunciado pelo governador Wilson Lima durante as comemoraçÔes do aniversĂĄrio de Manaus, em outubro deste ano.
O programa prevĂȘ, para uma outra etapa, a inserção de ĂŽnibus elĂ©trico e outras tecnologias para ajudar na melhoria da mobilidade dos estudantes.
Do volume total previsto no pacote de investimentos para Manaus, o Governo do Estado jĂĄ firmou convĂȘnios com a Prefeitura de Manaus da ordem de R$ 155 milhĂ”es, para recapeamento e asfaltamento de ruas de todas as zonas da capital e em apoio Ă agricultura familiar; e de R$ 30,3 milhĂ”es para reforma de 29 feiras de diversos bairros e obras de contenção de erosĂ”es e construção de praças em dois pontos da zona norte da cidade.
SubsĂdio ao transporte pĂșblico â As equipes tĂ©cnicas da Prefeitura e da UGPE trabalharam na elaboração do convĂȘnio com base em diagnĂłsticos que mostram que o sistema de transporte coletivo de Manaus, que jĂĄ vinha apresentando ao longo dos anos problemas estruturais histĂłricos, foi bastante impactado nos Ășltimos dois anos, por conta da restrição de circulação de pessoas, imposta pela pandemia de Covid-19. Com isso, torna-se essencial o incentivo pĂșblico, por meio do subsĂdio para a busca do reequilĂbrio do sistema.
AlĂ©m do ineditismo na concessĂŁo da gratuidade, o convĂȘnio marca o retorno da participação do Governo do Amazonas no custeio do subsĂdio do sistema de transporte pĂșblico de Manaus, de modo a manter a tarifa em patamar inclusivo, a partir da gratuidade aos estudantes em ano de pandemia. O subsĂdio do Estado ao diesel foi interrompido em 2017, assim como o subsĂdio direto Ă passagem, que teve seu Ășltimo repasse feito pelo governo em 2016.
Conforme a Prefeitura de Manaus, o nĂșmero de passageiros, incluindo os que pagam tarifa cheia e com benefĂcios de desconto ou gratuidade, apresentou uma queda de aproximadamente 22% nos anos de 2020 e 2021, quando comparados a 2019. TambĂ©m houve queda de 66,5% no uso da meia passagem pelos estudantes, entre 2019 e 2021. A receita do sistema caiu na mesma proporção, visto que a tarifa nĂŁo sofre aumento desde 2017, mas as despesas aumentaram, sobretudo os custos de combustĂveis em 2021.
Ainda segundo a Prefeitura, o dĂ©ficit previsto no sistema para 2021 Ă© de aproximadamente R$ 277 milhĂ”es. Entre janeiro e outubro, o municĂpio subsidiou cerca de R$ 199,7 milhĂ”es, o equivalente a 45,47% dos custos do transporte coletivo. Nesse perĂodo, a receita foi de R$ 278.391.109,50, insuficiente para cobrir a despesa apurada no mesmo perĂodo, que totalizou R$ 510.544.635,50.