Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Moradores de Unidades de Conservação em Canutama devolvem 15 mil quelônios à natureza
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Moradores de Unidades de Conservação em Canutama devolvem 15 mil quelônios à natureza
Cidades

Moradores de Unidades de Conservação em Canutama devolvem 15 mil quelônios à natureza

Tabajara Moreno
Atualizado em 2021/12/07 at 4:48 PM
Tabajara Moreno 3 anos atrás
Compartilhe
Compartilhe

Cerca de 15 mil quelônios foram devolvidos à natureza na Reserva Extrativista (Resex) Canutama. A soltura foi realizada nas praias das comunidades Santa Bárbara, Vista Alegre e Sacado, entre os dias 3 a 6 de dezembro. Este é o 12º ano em que a atividade é realizada, totalizando, até o momento, a soltura de 950 mil filhotes na região.

Moradores da Floresta Estadual (Florest) Canutama também participaram da atividade, que compôs uma agenda da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), gestora das Unidades de Conservação (UC), na região.

Este é o 12º ano em que a atividade é realizada, totalizando, até o momento, a soltura de 950 mil filhotes na região (FOTOS: Divulgação/Sema).

Além da soltura dos filhotes de tartaruga e tracajá, foi realizada uma reunião com os Conselhos Gestores da Resex e da Florest Canutama, na comunidade São Jerônimo, com apoio do gerente das UC, Altemar Lopes, e da técnica Karen de Santis. 

“A soltura dos quelônios é resultado de um trabalho participativo extremamente relevante, em que as comunidades se mobilizam pela manutenção das espécies”, destacou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira. 

(FOTOS: Divulgação/Sema).

Manejo de quelônios – A Resex Canutama realiza o manejo para preservação de filhotes de tartarugas e tracajás desde 2010. 

De junho a dezembro, os comunitários se mobilizam para  percorrer áreas de praias, campinas e barrancos para procurar covas, onde as fêmeas depositam seus ovos durante a descida dos rios.

Quando localizados, os ovos são coletados e transferidos para uma estrutura conhecida como berçário, que reproduz o habitat natural dos animais. Os ovos ficam no local até sua eclosão.

(FOTOS: Divulgação/Sema).

Após o nascimento, os filhotes são realocados em tanques, onde permanecem até atingirem um tamanho ideal para serem soltos na natureza em segurança. 

“Com a soltura dos quelônios é esperado que a população dos bichos de casco aumente nos rios”, explica Karen de Santis. 

Conselho Gestor  –  As reuniões do Conselho Consultivo da Floresta Estadual Canutama e do Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista Canutama são eventos anuais que acontecem para que moradores e representantes de organizações da região tenham maior envolvimento na gestão das UC.

No encontro deste ano, os Conselhos Gestores apresentaram as ações de 2021 e construíram o planejamento de ações para 2022. 

Leia também

18 bairros de Manaus enfrentam interrupção de energia nesta semana; Programe-se

Carretas da Mulher atendem em novos endereços nesta semana; Confira os locais

Pacientes de UTI são transferidos às pressas após tentativa de furto de cabos do Hospital Platão Araújo

Quinto PIB do Brasil, Manaus está entre as piores capitais em saneamento básico

Amazonas registra taxa preocupante de sub-registros de nascimentos

Termos Conservação, Moradores, Natureza, Quelônios
Tabajara Moreno 07/12/2021 07/12/2021
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Artigo anterior ‘Natal Itinerante’ chega ao bairro Nova Vitória nesta sexta-feira (10/12)
Próximo Artigo Governo do Estado inicia Mega Vacinação contra Covid-19 no Amazonas, nesta quarta-feira (08/12)
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok