O sistema de câmeras inteligentes de videomonitoramento de Manaus, por meio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), na quarta-feira (08/12), auxiliou na prisão de dois homens, uma arma de fogo, apreendeu um veículo que estava sendo utilizado para cometer roubos e recuperou outro veículo com restrição de roubo. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que coordena a ferramenta de combate à criminalidade.
Batizado de “Paredão”, a ferramenta é um investimento de tecnologia avançada, do Programa Amazonas Mais Seguro, lançado pelo Governo do Amazonas. Além de recuperar veículos, também são realizadas prisões em flagrante, apreensões de armas e drogas com o auxílio da ferramenta.
Após o acompanhamento do monitoramento feito pelo sistema de câmeras, os policiais da Força Tática receberam informação de que um veículo modelo Onix, de cor branca e placa QZV 2C58, estava sendo usado por um infrator, 32, para cometer roubos pela capital. O veículo foi abordado na avenida Nathan Xavier, bairro Novo Aleixo, zona norte da capital. Com o infrator, a equipe policial apreendeu uma arma de fogo calibre 22, munições e um celular. O suspeito foi conduzido ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Ele já tem passagem pela polícia pelos crimes de corrupção de menor, porte ilegal de arma de fogo e roubo.
Veículo recuperado – Um veículo modelo Renault Kwid, de cor branca e placa PHN 1552, com restrição de roubo, foi recuperado na avenida Cosme Ferreira, bairro São José, zona leste de Manaus. Segundo o relatório da ocorrência, o carro estava sendo usado para a prática de roubos pela capital. O condutor do veículo foi autuado em flagrante por receptação. O caso foi apresentado no 14º (DIP).
Paredão – O sistema de videomonitoramento é coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e está interligado ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). Ele possui tecnologia capaz de auxiliar na prevenção, investigação e solução de crimes como roubos, furtos e homicídios. São 500 câmeras instaladas em pontos estratégicos da capital.