Foi com expectativa atĂ© as Ășltimas braçadas, que a edição de 2021 do Rio Negro Challenge aconteceu neste final de semana sĂĄbado (11/12) e domingo (12/12). A competição contou com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), e reuniu mais de 360 atletas nas disputas.
Para o diretor-presidente da Faar, Jorge Oliveira, a competição garante aos atletas o incentivo necessĂĄrio para a modalidade no estado. âEsse Ă© considerado o maior desafio em ĂĄguas abertas da regiĂŁo norte e Ă© determinação do governador Wilson Lima que estejamos sempre fomentando diversos esportes de nossa regiĂŁo, inclusive a natação que Ă© um tradicional em nosso estadoâ, comentou.

Pierre Gadelha, organizador do evento, destacou que o torneio vem ganhando força a cada edição. âAgradecemos imensamente o apoio do Governo, que atravĂ©s da Faar, foi de fundamental importĂąncia para a realização desse evento. O Rio Negro Challenge Ă© um evento consolidado, que vem trazendo mais atletas em cada edição e esperamos firmar essa parceria com o Governo do Estado por muitos anosâ, afirmou.
Grande vencedor da competição alcançando o lugar mais alto do pódio em duas provas: Relay (revezamento) e a tradicional Almirante Tamandaré, o nadador Caio Sakamoto, da equipe Brunno Suplementos, falou da sensação em ter atingido este feito no Rio Negro Challenge.
âO coração estĂĄ a mil. Emoção muito grande. Desta vez eu encaixei um ritmo muito forte desde o inĂcio e a gente vem treinando para isso e eu sĂł tenho a agradecer a todos que me apoiaram, sĂł agradecer, no momento a palavra Ă© gratidĂŁoâ, afirmou Caio.

O pódio da Almirante Tamandaré foi completado por Caio Arcos (Instituto Pedro Nicolas) na segunda posição com o tempo de 2 horas 23 minutos e 33 segundos. O terceiro lugar ficou com Richard Ferreira (Aquåtica Amazonas) que fez o tempo de 2 horas 29 minutos e 9 segundos. Pedro Fasone (Pedro Nicolas) foi o quarto com o tempo de 2 horas 39 minutos e 59 segundos. E Marcelo Fonseca (Aquåtica Amazonas) fechou o pódio com o tempo de 2 horas 40 minutos e 14 segundos.
Com apenas 14 anos, a nadadora Kathleen Manoella, do Instituto Pedro Nicolas, mostrou sua resistĂȘncia e venceu a Almirante TamandarĂ© na categoria feminino, com um tempo de 2 horas 34 minutos e 28 segundos.

âVencer a Almirante TamandarĂ© foi uma sensação de outro mundo. Eu nunca tinha nadado uma distĂąncia dessas. A minha maior distĂąncia foram quatro quilĂŽmetros, no ano passado, entĂŁo este foi um grande desafio e sinceramente eu pensei que nĂŁo fosse conseguir completar a prova, mas com as motivaçÔes que o meu guia estava dando eu conseguiâ, disse Kathleen.
Os atletas que participaram da Almirante Tamandaré atravessaram o Rio Negro, saindo da Ponta Camaleão, chegando até a praia da Ponta Negra, zona oeste de Manaus.
Vencedores:
Campeão Almirante Tamandaré (categoria masculino): Caio Sakamoto (Brunno Suplementos)
Campeã Almirante Tamandaré (categoria feminino): Kathleen Manoella (Instituto Pedro Nicolas)
CampeĂŁo 1,5 quilĂŽmetros (categoria masculino): Erik Rabelo (Sinpol-RR)
CampeĂŁ 1,5 quilĂŽmetros (categoria feminino): Juanita Quijano
CampeĂŁo 3 quilĂŽmetros (categoria masculino): Rafael Leal (Instituto Pedro Nicolas)
CampeĂŁ 3 quilĂŽmetros (categoria feminino): Rayssa Leite
CampeĂŁo Relay (categoria masculino): Brunno Suplementos (Caio Sakamoto, Alison e OtĂĄvio)
CampeĂŁ Relay (categoria feminino: MatrixĂŁ (Gesilda, Miraci e Hellen)
Circuito Curumin:
CampeĂŁo no masculino: Cicero Neto
CampeĂŁ no feminino: Angeline VitĂłria