As cozinhas comunitárias, unidades da Prefeitura de Manaus, geridas pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizam um almoço especial durante a semana, com comidas do período natalino, além da distribuição de brindes e sorteio de prêmios. Nesta quarta-feira, 15/12, foi a vez de usuários da cozinha comunitária Valparaíso, localizada no Jorge Teixeira, zona Leste, serem atendidos com a programação diferenciada.

“Hoje, o evento iniciou com o café da manhã e apresentação de uma peça teatral, ensaiada pelos comunitários, contando o nascimento de Jesus Cristo. Depois, tivemos uma palestra sobre o significado do Natal e, por fim, o almoço especial de Natal”, informou a diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Semasc, Cleo Freitas.

(Fotos – Divulgação /Semasc).

Conforme a coordenadora da cozinha comunitária Val Paraíso, Jéssica Girão, a ação integra as atividades do espaço. “É um trabalho que realizamos todos os dias e hoje, com uma celebração especial por conta da proximidade do Natal. É um dia festivo para comemorar e explicar sobre o verdadeiro sentido desta data”, destacou Jessica.

Adrielle Santos, moradora da comunidade, foi uma das pessoas que participaram da celebração. “Estou desempregada, então essa cozinha ajuda muito a mim e a outras pessoas que precisam. Nesse evento de hoje me senti muito acolhida por todos. Adorei as apresentações e o almoço”, pontuou.

Débora dos Santos, usuária da cozinha desde 2013, participou de toda a programação e saiu satisfeita com a realização do evento.

“A cozinha comunitária nos ajuda com doações, com alimentos e sempre venho aqui. A programação de hoje, com esse almoço de Natal, me deixou ainda mais feliz por fazer parte daqui”, concluiu.

(Fotos – Divulgação /Semasc).

Atuação

As cozinhas comunitárias são voltadas para o resgate da cidadania dos usuários, mediante ações sociais, palestras, reintegração familiar e fortalecimento da saúde física. O espaço também busca contribuir com a redução do quadro de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional nas mais diversas áreas, melhorando a qualidade e a perspectiva de vida da população, a partir de um cardápio devidamente orientado por nutricionistas, que acompanha o público-alvo periodicamente até atingir níveis satisfatórios de nutrição. São servidas 200 refeições/dia (almoço), de segunda a sexta-feira, em cada uma das seis unidades existentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar

Detran-AM recebe os primeiros contemplados da ‘CNH Social’

Aula inaugural da primeira turma acontece nesta quinta-feira (02/12), no auditório do Detran-AM

A cada três dias, uma escola revitalizada da rede estadual foi entregue pelo Governo do Amazonas

Total de escolas revitalizadas representa 60% das unidades de ensino da Secretaria de Educação e Desporto