Com a alteração dos dados epidemiológicos, que indicam aumento de casos de Covid-19 na capital, e em função da nova variante Ômicron, além de alta de quadros gripais relacionados ao inverno amazônico, o complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste, passa a atender ao decreto 44.978/2021 do governo do Estado, que suspende, a partir desta quarta-feira, 15/12, a realização de eventos com mais de 3 mil pessoas, sendo válido até 15 de janeiro de 2022.

No dia 7 de dezembro, o prefeito David Almeida cancelou a festa de Réveillon 2022 da cidade por medidas de segurança contra a Covid-19, mas disse que irá fazer a tradicional queima de fogos em pontos estratégicos da capital amazonense. 

Os eventos com presença de público não poderão superar a lotação de 3 mil pessoas e deverão se limitar a 50% da capacidade física do espaço, em qualquer hipótese.

A Ponta Negra segue com a programação normal na praia e de funcionamento das áreas comerciais, além da decoração de Natal aberta à visitação ao público, diariamente. O complexo ganhou uma árvore e o maior presépio montado ao ar livre do Brasil. Ambos levam assinatura do artista parintinense Rossy Amoedo.

A ação faz parte do “Natal das Águas, Luz da Esperança”, iniciativa que visa fortalecer o sentimento natalino com várias atividades, tanto na cidade quanto na zona rural. Foi inaugurado o “Ballet das Águas”, espetáculo que mistura cores e músicas tradicionais do Natal, todas sincronizadas, no chafariz localizado na orla da Ponta Negra.

Medidas de proteção

Prefeitura de Manaus e governo estadual estão intensificando as ações de vacinação e iniciam buscas ativas nas regiões com menores percentuais de população imunizada.

Em razão das medidas de proteção contra a pandemia, a praia e o acesso ao banho estavam interditados aos finais de semana e feriados, funcionando de segunda-feira a sábado. Agora o complexo voltou a funcionar de segunda a domingo, de 9h às 17h (para banho no rio).

A comissão que coordena a gestão do parque monta estrutura para receber os frequentadores, reforçando a necessidade dos cuidados básicos para a prevenção na pandemia, como uso de máscara e o distanciamento social, além da vacinação e dos reforços da prefeitura para garantir o máximo de imunização à população. O complexo também recebe constantemente serviços de capinação, poda e limpeza pública.

A flexibilização de medidas restritivas permitiu o acesso à praia do complexo de segunda a sexta-feira, de 6h às 17h. Não apenas os frequentadores devem respeitar as marcações feitas pelos salva-vidas do Corpo de Bombeiros, mantendo sua segurança, mas também os proprietários de embarcações.

Agentes de segurança, como Guarda Municipal e Polícia Militar, estão atuando para retirada de quem insiste em desrespeitar o uso correto no balneário.

A Prefeitura de Manaus ressalta que é importante respeitar as normas de uso do espaço e não ultrapassar o cordão de isolamento na água, colocado pela equipe de salva vidas do Corpo de Bombeiros, que indica a área de segurança dos banhistas no rio. Além do horário indicado para banho – até as 17h – e a preocupação com as crianças dentro do rio, a recomendação principal é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas.

Os corpos permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas até 17h, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também reforçam a higiene do calçadão e da praia perene.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar

Resultado da 1ª chamada do Prouni pode ser consultado no Portal Acesso Único

Foram registradas mais de um milhão de inscrições. Pré-selecionados na 1ª chamada têm até 14 de março para comprovar informações cadastradas no ato da inscrição.

Prefeitura convoca 300 professores aprovados no cadastro reserva para atuarem na rede municipal

A Prefeitura de Manaus convocou mais 300 professores aprovados no cadastro reserva do concurso…

Vetor Centro de Estudos conquista 18 das 28 vagas de ampla concorrência no curso de medicina da Ufam, pelo PSC

A taxa é de 65% de aprovação e o curso preparatório, que aplica um método exclusivo de técnica de estudo