A avicultura é uma atividade responsável por garantir a segurança alimentar e nutricional, geração de ocupação e renda para mais de 14 mil agricultores familiares e produtores rurais do estado. Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do setor, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) tem concentrado esforços na capacitação e melhoria das instalações e manejo dos animais.

A avicultura faz parte dos Projetos Prioritários do Idam, planejados para o período de 2019 a 2022. Como parte do Projeto Prioritário da Avicultura, o Idam instalou, no dia 10 de dezembro, uma Unidade Demonstrativa de aves de corte no município de Tabatinga (distante 1108 quilômetros de Manaus).

(FOTOS: Divulgação/Idam).

Segundo o gerente da unidade local de Tabatinga, o técnico em agropecuária Edison Franco, “a intenção dessa unidade demonstrativa é expandir o mercado da avicultura no município, para que o produtor rural possa continuar produzindo e garantindo qualidade de vida, sem ter que migrar para a cidade”.


Edison explicou ainda que a instalação da unidade demonstrativa foi feita através do Projeto Prioritário da Avicultura. Com o objetivo de impulsionar a atividade na região, aproveitando também as características peculiares e de potencial econômico destacado na tríplice fronteira, oportunizando aumento de renda, segurança alimentar, qualidade de vida ao homem do campo e fortalecimento do setor primário.

A unidade demonstrativa tem capacidade para 400 bicos e foi instalada na propriedade do produtor Gleison Aureliano, na Comunidade Bom Jesus, onde a unidade local do Idam, através do engenheiro agrônomo e técnico responsável pelo Projeto Prioritário da Avicultura, Leandro Yamashita, prestou suporte técnico e estrutural seguindo todos os requisitos zootécnicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar

Passe Livre Estudantil: Quem perdeu prazo ainda pode fazer recadastramento

Estudantes do ensino superior de qualquer instituição e outros cursos tecnológicos somente terão o benefício da meia-passagem

Feirantes e população comemoram retorno das feiras da ADS

Em 2021, pandemia impediu a volta de feiras no mês de janeiro

Prefeitura coloca nova comissão para administrar Ponta Negra

O funcionamento da praia está liberado de segunda a sexta-feira, de 6h as 17h.