O governador Wilson Lima entregou, nesta terça-feira (14/12), R$ 115.335,00 mil em recursos para a Associação Bom Jesus da Resex Arapixi de Boca do Acre (a 1.028 quilômetros da capital, Manaus). O fomento, repassado por meio do edital 001/2020, do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), será utilizado para a compra de maquinários e implementos agrícolas. 

“O município de Boca do Acre tem um potencial muito grande para o setor primário. Então, a gente está fazendo aqui a entrega de fomento para uma associação que trabalha com extrativismo. Anunciei também aqui a construção de uma fábrica de gelo para atender os pescadores artesanais”, destacou o governador.

O fomento, repassado por meio do edital 001/2020, do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) (Fotos: Herick Pereira/Secom).

Fomento – A associação atende diretamente cerca de  40 agricultores associados que atuam na produção de banana, abacaxi, farinha de mandioca, pupunha, açaí, milho e arroz. 

Com o recurso, serão adquiridos materiais permanentes como canoa, motor, peladeira de arroz, roçadeira, trilhadeira e roçadeira que vão possibilitar a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares associados, além de garantir um escoamento mais rápido e adequado da produção, que vem da comunidade Maracaju 2, distante sete horas de canoa de Boca do Acre. 

“Esse barco que a gente lutou para comprar vai diminuir o tempo para chegarmos aqui. Já aconteceu de produtos estragarem e, a gente tendo esse barco, chegamos mais rápido aqui em Boca do Acre”, observou Francilene Lima, 42, presidente da Associação Bom Jesus da Resex Arapixi. 

(Fotos: Herick Pereira/Secom).

“Agradeço primeiramente a Deus e também ao governador, por ter olhado para as pequenas associações. Muito obrigada por tudo o que ele fez por nós”, acrescentou Francilene, que recebeu o fomento das mãos de Wilson Lima, na quadra da Escola Estadual Antônio José Bernardo Vasconcelos.

 Fábrica de gelo – Durante o discurso, Wilson Lima anunciou que a fábrica de gelo que o Estado irá construir é um pedido do deputado estadual Adjuto Afonso. Disse, ainda, que a estrutura irá  permitir que os pescadores artesanais do município comprem gelo pelo menor preço. A iniciativa visa incentivar a atividade pesqueira no município.

(Fotos: Herick Pereira/Secom).

O governador destacou, ainda,que o Estado está apoiando, em todo Amazonas, o Governo Federal no cadastramento e recadastramento dos pescadores. O serviço trará benefícios aos profissionais da pesca, combate fraudes e permite a desburocratização do processo e a garantia a direitos, como o recebimento do seguro-defeso e aposentadoria.

O cadastramento e recadastramento é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar

Amazonas registra melhor mês de fevereiro em aberturas de empresas desde 2016

Mês teve 617 novas empresas abertas no estado; até então, melhor resultado para o mês registrado na Jucea era o de 2021, com 567 CNPJs novos

Confira calendário de pagamentos do INSS de 2022

Depósitos seguirão a sequência de anos anteriores Da Agência Brasil Os mais…

Com mais de 140 mil cartões entregues, Wilson Lima anuncia busca ativa de beneficiários do Auxílio Estadual em Manaus

Na capital, entregas de remanescentes ficarão concentradas no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola