Em cartaz até 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, o espetáculo “Um Presente para o Natal” apresenta uma trilha sonora com a assinatura do músico amazonense César Lima. O repertório conta 18 músicas, sendo 13 composições autorais, entre elas os temas dos personagens principais, como “Chegada Sr. Meia Noite”, “Ana e o Sonho Mágico”, “Guardião do Tempo” e “Dança dos Duendes Operários”, executados pela Amazonas Filarmônica e Coral do Amazonas, com regência dos maestros Marcelo de Jesus e Otávio Simões.

César Lima destaca que é a primeira vez que monta uma setlist para o tradicional concerto natalino do Estado. Ele conta que já dividiu a trilha sonora do musical “Ceci e a Estrela”, em 2017, com outros compositores.

As récitas acontecem até 23 de dezembro, com sessões às 20h, com exceção dos domingos.

“É um espetáculo que requer muita responsabilidade para atender toda a magnitude que é o concerto de Natal. Eu aceitei o convite e entrei de cabeça neste desafio, estou muito feliz com o resultado”, comenta o músico. “Então eu posso dizer que é meu concerto de Natal em 100%, no qual pude compor, orquestrar e fazer os arranjos”.

No projeto, Lima teve a participação de Jr. Armstrong, que fez a transcrição dos arranjos para as partituras.

“A família Armstrong é parceira, eu sempre convido um deles para trabalhar comigo. Ter um grande músico da nossa terra, como o Júnior, me ajudando nos arranjos foi uma honra”, declara. “O Neto toca também guitarra e violão no concerto a meu convite. Ele é um showman no espetáculo, muita coisa que ele toca, eu compus e disse que era chegar e sentir a música”.

Produção – Segundo o compositor, o processo de criação iniciou em setembro, quando ele recebeu o convite do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.  

Segundo o compositor, o processo de criação iniciou em setembro, quando ele recebeu o convite do Governo do Amazonas.

“O projeto pede dedicação e exclusividade, tanto pelo prazo quanto pela qualidade do material que você tem que fazer, pela quantidade de pessoas que temos que atender com a sua música dentro do espetáculo, uma orquestra, um coro, os solistas, que são os personagens principais, e o público”, afirma o artista. “Fazer parte dessa equipe é muito significante, principalmente por representar os compositores do Norte, por essa credibilidade. Para mim, é um dos eventos mais especiais e, com certeza, um dos mais felizes”.

Trajetória – César Lima tem 34 anos, é formado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com especialização em composição para cinema, jogos e produção musical.

Ex-aluno do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, o compositor iniciou a carreira como músico da Orquestra de Violões do Amazonas, em 2010, onde desenvolveu projetos de composição e arranjo. Ele tem ainda experiência como professor de Harmonia.

No local, é obrigatório o uso de máscara e apresentação da carteira de vacinação com esquema vacinal completo contra a Covid-19.

“Comecei a trabalhar arranjos para violões e outras formações de grupos, ganhando mais experiências. Isso me ajudou muito e me deu segurança para encarar o concerto de Natal”, comenta o músico. “O que eu quero é que as pessoas assistam o espetáculo saibam que foi um compositor do Amazonas que fez a trilha sonora”.

Em 2012, Lima foi premiado no Festival da Canção de Itacoatiara. Como arranjador, participou de vários projetos, como “Amassunu”, Festival de Música do Amazonas e do musical “Os Saltimbancos”.

Já como compositor, realizou recentemente, no audiovisual e mídias interativas, trilhas sonoras e designer de som para longas e curtas-metragens.

Entre outros trabalhos, idealizou o The Roots VR, instrumentos Amazônicos dentro da realidade Virtual.

Programação – As récitas acontecem até 23 de dezembro, com sessões às 20h, com exceção dos domingos, quando serão apresentadas em sessões às 11h e 19h.  No local, é obrigatório o uso de máscara e apresentação da carteira de vacinação com esquema vacinal completo contra a Covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar

Millennium Shopping recebe exposição “Cheia das Artes”, a partir deste sábado (12/03)

Segundo o curador, a exposição terá ainda mais visibilidade pelo público por estar no Millennium, já que o local possui muitos frequentadores

Autora mirim lança livro sobre economia financeira

Aos 11, Maria Luiza Lira é autora de “Finanças para crianças – Além da Mesada”, com pré-venda prevista para próxima semana.