Brasília, 14/12/2021 – O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu, nesta terça-feira (14), a situação de emergência em seis cidades brasileiras atingidas pela falta de chuvas. A decisão foi publicada em portaria do Diário Oficial da União (DOU).

No Rio Grande do Norte, os municípios de Caicó e Felipe Guerra passam pela estiagem. Já Ipueira e São Vicente, no mesmo estado, registraram seca, que é um período de falta de chuvas maior do que a estiagem.

Ainda no Nordeste, a cidade de Caridade, no Ceará, também passa por um um longo período sem precipitações.

Já no Norte, o município de Uarini, no Amazonas, também registra estiagem.

Acesso a recursos

Com o reconhecimento federal de situação de emergência, os municípios atingidos por desastres naturais podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar

Prefeitura de Manaus afasta servidores e abre processo administrativo devido irregularidade em inserção no Cadastro Único

Dois servidores já foram afastados das suas funções, e foi registrado Boletim de Ocorrência

Manaus tem média diária de 25 notificações por obras irregulares

Em Obras, a alta foi de 34%, com 1.021 ocorrências registradas na gerência no mesmo período de janeiro a outubro.