Dezembro chega e, com ele, aparecem os desafios de colocar no orçamento os custos extras das confraternizações, amigos secretos e os presentes de Natal. Com tantos gastos não programados, será possível aproveitar o final do ano e ainda guardar uma parte do 13º? Ou ainda, como evitar o endividamento? Para o especialista em Educação Financeira e professor da Universidade São Judas, Marcello Cacavallo, é necessário estar atento a alguns pontos para evitar surpresas desagradáveis no ano que se inicia. Confira as dicas:

Planeje os gastos dos presentes de final de ano.

É muito comum, em períodos de confraternizações como o Natal, que haja uma motivação para comprar e presentear a família, amigos, colegas de trabalho e até conhecidos, que gostaríamos de agradar. Mas cuidado, não é permitido se endividar. Caso não caiba no seu orçamento, priorize as pessoas de seu relacionamento ou presenteie com itens mais baratos.

Aproveite para pagar as dívidas.

Sabe aquele dinheiro do 13º? Salário, ou um valor extra de um bônus recebido pelo cumprimento de metas? Aproveite para pagar aquelas dívidas que foram se acumulando durante o ano. Sair do vermelho, em uma época em que os juros voltaram a subir, só vai ajudar no controle financeiro de 2022.

Retrospectiva Financeira 2021: reveja suas despesas.

Durante o ano, assumimos no nosso orçamento pessoal despesas que vão se acumulando, nem nos damos conta de como elas comprometem a renda. Assinaturas de vários canais de streaming que não assistimos, gastos com academias e clubes que não frequentamos, livros que não lemos. Faça o cálculo anual desses gastos e você se surpreenderá.

Planeje o próximo ano.

Planejamento é essencial para uma vida financeira mais saudável e sem sustos. Muitas pessoas acabam gastando mais do que seus recursos, isso ocorre por mera falta de planejamento e controle. Programe suas despesas para todo o novo ano que vai começar, sem ultrapassar suas receitas. Se possível, corte gastos e comece a pensar em criar ou amentar uma reserva para emergências ou para suas conquistas futuras.

Invista neste final de ano!

Se você possui o controle financeiro de suas contas e chegou ao final de 2021 com alguma sobra, ou não irá utilizar os recursos do 13º para compra de presentes, confraternizações ou para pagamento dívidas, que tal guardar esse dinheiro? Aproveite esta época de aumento da taxa de juros para isso. Há várias opções no mercado para serem consultadas. Assim, suas conquistas como fazer um curso superior, ou uma pós-graduação, pode estar mais perto do que imaginamos. Boas festas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar

ADS adquire 80 mil abacaxis e beneficia produtores rurais de Novo Remanso

Parceria firmada entre o Governo do Amazonas e Coopanore garantirá destino a produção dos frutos. Abacaxis serão distribuídos na Expoagro

Cerca de 70% das empresas do Simples são beneficiadas com mais prazo para regularização de débitos

Sebrae trabalha para que Congresso Nacional derrube veto ao Refis e donos de pequenos negócios tenham mais tempo para pagar dívidas com o Tesouro

Reajuste do diesel ameaça transporte público, diz Associação Nacional

Reajuste da Petrobras em meio à negociação de projetos de lei para conter aumentos de combustíveis impacta em 7,5% as tarifas do transporte público, aumenta a inflação e compromete a recuperação da economia; NTU alertou sobre necessidade de nova política de preços há um ano