O secretário de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Anoar Samad, realizou, nesta quinta-feira (09/12), a entrega de novos equipamentos médicos e tecnológicos na Maternidade Alvorada e no Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam). As entregas do programa Saúde Amazonas contribuem para a modernização dos equipamentos de saúde e do parque tecnológico das unidades da rede pública, administradas pela SES-AM.

No Icam foram entregues 30 novos computadores que serão instalados na recepção, na área administrativa e nas três Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Desde junho deste ano, a SES-AM entregou mais de 460 computadores para renovação do parque tecnológico de 21 unidades de saúde do Estado.

(FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM).

Durante a solenidade de entrega, o secretário Anoar Samad, ressaltou que a renovação do parque tecnológico tem o objetivo de avançar na implantação do prontuário eletrônico, integrando todas as unidades de saúde da rede pública estadual. 

“Essa é uma entrega estratégica com objetivo de implantar o nosso prontuário eletrônico. Estamos disponibilizando novos computadores como estes para nossas unidades. Até o primeiro semestre de 2022 pretendo avançar com a implantação deste projeto”, declarou o secretário.

Modernização – Dentre os equipamentos entregues na Maternidade Alvorada está uma câmara para hemocomponentes da Agência Transfusional – Unidade Hemoterápica que tem como função, armazenar sangue e seus derivados; três monitores multiparâmetro; foco clínico; bisturi eletrônico; incubadora de transporte; mesa cirúrgica automatizada; foco clínico para exames; poltronas de acompanhantes; e um raio-X digital.

(FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM).

A Agência Transfusional pode realizar até 20 transfusões por mês, estabelecendo um armazenamento de quase o dobro de bolsas de sangue para a unidade de saúde. A Maternidade Alvorada já realizou, neste ano, 1.495 partos normais e cesáreas.

A autônoma Tatiane Stone, 28, teve o segundo filho na maternidade. Ela destacou o acolhimento na unidade e que os novos equipamentos irão incrementar os atendimentos. Ela disse ainda que recomenda a maternidade para outras mães prestes a dar à luz. 

“O acompanhamento é muito bom. Meu primeiro filho também nasceu aqui e o atendimento também foi ótimo, há sete anos atrás. Eu indico a maternidade, o atendimento é ótimo do início ao fim. Eles fazem o possível e o impossível para ajudar até a gente pegar alta”, disse a mãe do pequeno Heitor Samuel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar

Concurso da PM: TCE volta atrás e provas estão mantidas para a Polícia Militar do Amazonas

Mais de 111 mil pessoas estão inscritas para o concurso da Polícia Militar. A corporação não realizava concurso há quase dez anos. Estão sendo oferecidas 1,3 mil vagas.

Prefeitura de Manaus afasta servidores e abre processo administrativo devido irregularidade em inserção no Cadastro Único

Dois servidores já foram afastados das suas funções, e foi registrado Boletim de Ocorrência