Um idoso de 61 anos, que estava em situação de rua no conjunto Manôa, zona norte de Manaus, foi resgatado por equipes sociais do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi) e encaminhado na manhã desta quinta-feira (09/12) a uma associação que acolhe idosos em risco social na capital.

De acordo com a psicóloga Julia Oliveira, as equipes receberam uma mensagem por meio das redes sociais relatando a situação do idoso. Segundo o relato, ele havia perdido o emprego, e como não conseguiu cumprir com o aluguel, foi despejado, passando a viver com o filho de 13 anos nas ruas do conjunto Manoa. Eles contavam com ajuda de doações de comunitários.

(FOTO: Divulgação/Sejusc).

De imediato, as técnicas da Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa, que gerencia o Cipdi, realizaram na manhã de quarta-feira (08/12), uma visita ao local onde eles estavam vivendo. Já nesta quinta-feira (09/12), a pasta viabilizou o encaminhamento dele à Fraternidade Amigos Irmãos da Caridade (FAIC), que acolhe idosos em vulnerabilidade social.

A secretária Mirtes Salles, titular da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), destaca que um dos deveres da pasta é articular políticas públicas para a pessoa idosa. Ela também reforça o cumprimento dos princípios estabelecidos pelo Estatuto do Idoso e a Política Nacional do Idoso (PNI) de prevenção à violação de direitos contra essa população.

De acordo com a secretária Luciana, executiva adjunta de Direitos da Pessoa Idosa, com esse atendimento humanizado, direcionado a pessoas como o acolhido, é possível proporcionar qualidade de vida e esperança às pessoas que se encontram na mesma situação.

“Esse trabalho do Governo do Amazonas, via Sejusc, é de extrema importância, uma vez que esse senhor, por conta do desemprego, potencializado na pandemia, passou a ser uma pessoa em situação de rua. Nossa assistente social Terezinha Carneiro fará todos os encaminhamentos para verificar os benefícios no INSS [Instituto Nacional do Seguro Social], haja vista que ele tem mais de 60 anos de idade”, disse.

Ainda de acordo com a secretária, a criança de 13 anos, foi encaminhada a uma conhecida do idoso, mas a Secretaria Executiva de Direitos da Criança e Adolescente da Sejusc juntamente com o Conselho Tutelar de Manaus irá acompanhar o caso para prestar o apoio necessário.

Centro Integrado – O objetivo do Cipdi é promover a proteção e a defesa dos direitos da pessoa idosa, e os serviços da unidade oferecidos por meio de equipe técnica de multiprofissionais nos atendimentos psicossociais, registro de denúncias, orientações e encaminhamentos, bem como atividades específicas desenvolvidas pelos profissionais assistentes sociais e psicólogos, como visitas domiciliares, mediações de conflitos, elaboração de relatórios sociais e relatórios psicológicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar

Empresas paralisam transporte intermunicipal para Presidente Figueiredo, Careiro Castanho, Manacapuru, Itacoatiara e Silves 

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam),…

34 mil pessoas deixaram Manaus para curtir o Carnaval no interior

Ação voltada ao serviço de transporte rodoviário e hidroviário intermunicipal registrou maior fluxo de pessoas na terça-feira (1º/03)