Brasília, 8/12/2021 – O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu nesta quarta-feira (8) a situação de emergência em 11 cidades do País atingidas por desastres naturais. A decisão foi publicada na edição desta quarta-feira (8) do Diário Oficial da União (DOU).

Dez cidades estão na Região Nordeste e sofrem com a falta de chuvas. São elas: Buritirama, Ibotirama, Jaguaquara, Manoel Vitorino e Riachão do Jacuípe, na Bahia, Dirceu Arcoverde e Francisco Macedo, no Piauí, Mossoró e Portalegre, no Rio Grande do Norte, e Tacaimbó, em Pernambuco.

No Amazonas, a cidade de Jutaí também passa pela falta de chuvas e entrou em situação de emergência devido à estiagem.

Acesso a recursos

Com o reconhecimento federal de situação de emergência, os municípios atingidos por desastres naturais podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar

Sine Amazonas divulga 60 vagas de emprego em diversas áreas para esta segunda-feira (31/01)

Serviços do Sine/AM estão sendo oferecidos e realizados de forma on-line O…

Wilson Lima dá início a Megavacinação para intensificar número de imunizados contra a Covid-19 nos 62 municípios

Em Manaus, uma carreta foi montada para ser ponto de vacinação itinerante nos bairros

MPF recomenda que Funai publique portaria de proteção de indígenas isolados no AM

A portaria limita o acesso de terceiros na área, localizada no sul do Amazonas; última prorrogação ocorreu em 2017 e venceu em dezembro de 2021