Equipes de servidores da Secretaria de Estado de Saúde e da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) iniciaram, no domingo (05/12), deslocamento para nove municípios do interior com objetivo de ampliar a cobertura vacinal da população rural moradora dessas localidades. A estratégia é uma parceria do Governo do Amazonas com o Ministério da Saúde (MS) e prefeituras para traçar ações de acordo com a necessidade de cada município.

As cidades que receberam, inicialmente, as equipes das duas pastas são: Codajás, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Autazes, Nova Olinda do Norte, Tefé, Manacapuru e Borba. Conforme a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o Estado tem elaborado estratégias, juntamente com as prefeituras, para atender as necessidades de cada localidade.

“Nós não podemos só responsabilizar as secretarias municipais, porque elas têm feito os esforços, mas a questão das comunidades rurais ou acesso às comunidades rurais e às comunidades indígenas, ele é um fator que dificulta o acesso. Portanto, tanto o Governo do Estado como o Ministério da Saúde e as secretarias municipais estão trabalhando para que nós possamos enfrentar, identificar quais são as necessidades para que possamos ajudar”, explicou Tatyana, que também falou dos desafios de cada região.

“Tem municípios que precisam fazer a busca ativa em domicílio. Tem municípios em que a gente precisa trabalhar enviando barco para ficar em uma determinada área. Nesse sentido, estamos trabalhando os planos individualmente, município por município. Lembrando que a gente também tem um problema sério de conectividade no interior do Amazonas, e isso interfere na questão da inserção da informação”, destacou a presidente da FVS-RCP, ressaltando a importância de planos individuais para operacionalização da vacinação.

Durante entrevista coletiva, o secretário de Estado de Saúde, médico Anoar Samad, reforçou os trabalhos de intensificação da vacinação realizado pelo Governo do Amazonas diante da variante ômicron. “Desde que começamos a estratégia de vacinação pelo Estado junto com as prefeituras, com apoio dos excelentes técnicos que temos, e começamos com a estratégia de mutirões, isso vem melhorando muito, e vamos continuar a vacinação até que tenhamos informações científicas dessa nova variante”, afirmou.

Em parceria com o Ministério da Saúde, o Governo do Estado vai desenvolver ações para qualificar e ampliar o registro da vacinação em 21 municípios do Amazonas, no período de 10 a 22 de dezembro. Segundo dados da SES-AM, 64% dos municípios do Amazonas possuem população rural maior do que a urbana, sendo necessário priorizar ações para alcançar estas pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar

Projeto arrecada doação de absorventes para mulheres de instituição social, em Manaus

Intitulado ‘Absorvendo Amor’, projeto é desenvolvido por aprendizes do Senac AM, da unidade Cidade Nova

Centro Municipal de Testagem funciona de segunda a sábado, das 9h às 19h

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa),…

Na BR-174, dois acidentes foram registrados nesta quinta-feira (04/08)

Nesta quinta-feira (04/08), dois acidentes foram registrados na BR-174, envolvendo três veículos.…

Em 24 horas, Estado confirma 6,2 mil novos casos de Covid-19

As informações são disponibilizadas diariamente pelas prefeituras municipais A Fundação de Vigilância…