Equipes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e do Ministério da Saúde (MS) iniciaram, nesta segunda-feira (06/12), a capacitação de profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) para ampliação do acesso da população do interior do Amazonas ao Dispositivo Intrauterino (DIU). O objetivo do projeto do MS é habilitar médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde nos municípios de Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Iranduba e Manacapuru.

O objetivo do projeto do MS é habilitar médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde nos municípios de Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Iranduba e Manacapuru (FOTO: Divulgação/SES-AM).

“O Governo do Amazonas está avançando na capacitação dos profissionais de saúde para oferta desse método contraceptivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de forma gratuita, à população do interior do Estado. A iniciativa tem um papel fundamental para o avanço da estratégia de planejamento familiar e do controle de natalidade”, ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad.

Durante o treinamento prático dos profissionais haverá atendimento das mulheres interessadas na inserção do DIU. Após a capacitação, os municípios terão capacidade autônoma de ofertar o método contraceptivo em pelo menos 35% de suas unidades de saúde.

“Estamos em Itacoatiara, o primeiro município a receber a capacitação dos profissionais e 136 mulheres receberam atendimento das equipes, na manhã desta segunda-feira, o que demonstra a importância dessa iniciativa para a população do interior”, destacou o secretário executivo adjunto de descentralização e regionalização do interior, Aurimar Simões Tavares.

(FOTO: Divulgação/SES-AM).

Após o treinamento em Itacoatiara, as equipes da SES-AM e do MS seguem para o município de Rio Preto da Eva na terça-feira (07/12). Na quarta-feira (08/12) haverá o treinamento dos profissionais de saúde de Iranduba e na quinta-feira (09/12) acontece a capacitação em Manacapuru. 

Método contraceptivo – Profissionais estão recebendo treinamento do DIU TCu380 A, modelo mais moderno do contraceptivo intrauterino com cobre. O dispositivo intrauterino é um método anticoncepcional reversível e de longa duração, podendo ser utilizado por até 10 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar

Governo de Roraima abre processo seletivo para contratar mais profissionais de saúde

As inscrições iniciam nesta segunda-feira, dia 31, e seguem até o próximo dia 10 de fevereiro.

Prefeitura e Águas de Manaus vão assinar termo para manutenção de sistema na praia Ponta Negra

O objetivo inclui, também, melhorar a qualidade da balneabilidade da água no parque.

Portais da Prefeitura de Manaus voltam ao ar

O portal principal da prefeitura, assim como o portal de serviços Manaus Atende, o Imuniza Manaus e outros sites de secretarias municipais já voltaram ao normal.