Foram lançados pelo governador Wilson Lima, na manhã desta sexta-feira (03/12), os editais dos concursos públicos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Juntos, os três órgãos estão abrindo 1.953 vagas para cargos de nível médio e superior. Os editais foram encaminhados para publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).

Com os concursos públicos, o governador avança nas ações do Amazonas mais Seguro, um amplo programa de investimentos na segurança pública estadual com previsão de aquisição de novas tecnologias, melhorias na infraestrutura e nos recursos humanos.

Os três órgãos estão abrindo 1.953 vagas para cargos de nível médio e superior (FOTOS: Diego Peres/Secom).

“Estamos construindo coisas inéditas em nosso governo. Os caciques tiveram tempo, mas nada fizeram, e agora, depois de dez anos, nós vamos fazer os concursos. Isso vai possibilitar que as tropas tenham melhores condições de atuação, aumentando nossa capacidade de combate ao crime. Serão mais de 2 mil novos guerreiros que, brevemente, se somarão à luta contra a violência”, disse Wilson Lima, em solenidade realizada na Arena Amadeu Teixeira, na zona centro-oeste de Manaus, com a presença da cúpula da segurança, secretários de governo, os deputados estaduais Tony Medeiros e Cabo Maciel e o deputado federal Capitão Alberto Neto.

Os três certames estão sendo organizados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). As inscrições nos concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros começam na próxima quarta-feira, dia 8 de dezembro, e vão até o dia 4 de janeiro. Já para a SSP-AM, as inscrições começam em 13 de dezembro e seguem até o dia 11 de janeiro. Todas as regras para inscrição, incluindo valores, estarão disponíveis no edital.

Os editais foram encaminhados para publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) (FOTOS: Diego Peres/Secom).

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) possui o maior número de vagas. Ao todo, são 1.350 cargos em aberto, sendo 1 mil para praças, 320 para oficiais e 30 para oficiais de saúde. A previsão é que a prova seja aplicada em 06 de fevereiro, em Manaus, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Eirunepé, Parintins, Tabatinga e Tefé.

Para o Corpo de Bombeiros serão 453 vagas – 400 para praças e 53 para oficiais. As provas serão aplicadas no dia 13 de fevereiro em Manaus, Tabatinga, Humaitá e Parintins.

O edital para o concurso público da Polícia Civil do Amazonas também está sendo organizado pela FGV, e está em fase de finalização (FOTOS: Diego Peres/Secom).

A SSP-AM está abrindo 150 vagas, sendo 140 para nível médio e 10 para nível superior. As provas devem ser realizadas no dia 20 de fevereiro, somente na capital.

A maioria dos órgãos da segurança não tinha certames para contratação de novos servidores há mais de uma década. É o caso da Polícia Militar, que teve o último concurso em 2011; da Polícia Civil, com o último certame realizado em 2009. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) terá o segundo concurso público da história do órgão. No primeiro, realizado em 1995, os aprovados não foram convocados.

Próximos concursos – O edital para o concurso público da Polícia Civil do Amazonas também está sendo organizado pela FGV, e está em fase de finalização. O certame deve ser divulgado nos próximos dias.

Com seu Plano de Cargos, Carreiras, Salários e Remunerações (PCCR) aprovado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta semana, o Detran-AM avançou mais uma etapa para lançar seu edital. O órgão também deve tornar público o certame ainda este ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Inpa abre inscrições para Mestrado em Ciências Biológicas – Entomologia

O Programa oferece dez vagas, com ingresso em março de 2022. O curso de mestrado em Entomologia do Inpa é conceito 5 (cinco) na Capes/MEC.

Com mais de 172 mil vagas em cursos do Cetam, Governo do Amazonas amplia qualificação em 2021

Capacitação profissional possibilitou inserção no mercado de trabalho de alunos do Centro de Educação Tecnológica

Prefeitura de Manaus divulga lista de selecionados em oficina de jogos

A ação é destinada a adolescentes, na faixa etária de 12 a 16 anos, e será realizada presencialmente em dois turnos (matutino e vespertino)