A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) está intensificando o monitoramento do cenário epidemiológico da Covid-19 em Autazes (distante 111 quilômetros de Manaus). Foram registrados 11 casos confirmados da infecção nas aldeias Guapenú e Soares, pertencentes ao Polo Base Pantaleão, coordenado pelo Distrito Sanitário Especial Indígena de Manaus que responde à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

A FVS-RCP recebeu notificação que foram registrados, em 22 de novembro, dois casos confirmados de Covid-19 na aldeia de indígenas Guapenú, pertencente ao Polo Base Pantaleão, coordenado pelo Distrito Sanitário Especial Indígena de Manaus que responde à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

Em 29 de novembro, foram registrados outros oito casos positivos durante testagem na localidade.  Ainda no dia 29 de novembro, foi registrado um caso de Covid-19 em uma segunda aldeia, a aldeia Soares, totalizando 11 casos de Covid-19 em área indígena identificados. 

O monitoramento é realizado com base nos dados informados pelas secretarias municipais de saúde nos sistemas de informação oficiais do Ministério da Saúde. Somente em novembro, foram 99 casos confirmados de Covid-19 em Autazes. Em outubro, foram apenas quatro informados pela Secretaria Municipal de Saúde do município.

Todos casos estão sendo monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde do Amazonas (CIEVS-AM) e pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE/FVS-RCP). “Estamos monitorando os casos e todas as ações de isolamento e rastreio de casos devem ser tomadas para evitar a transmissão do vírus”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Ainda segundo Tatyana, é preciso que a população mantenha as medidas preventivas à Covid-19, principalmente, a adesão à campanha de vacinação e o uso da máscara de proteção respiratória. “O que percebemos em todo o interior do Estado é que as pessoas estão relaxando no cumprimento das medidas preventivas que devem ser mantidas”, acrescentou a diretora-presidente da FVS-RCP.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os contatos telefônicos da FVS-RCP são (92) 2129-2500 e 2129-2502.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar

SPA São Raimundo procura família de paciente internado na unidade

O paciente não lembra o nome de familiares e nem sabe confirmar a data de nascimento.

Instituto oferece atendimento gratuito em Nutrologia, Endocrinologia e Dermatologia

O Instituto de Pós-Graduação em Medicina (IPEMED), instituição que faz parte da…

Obstrução intestinal: um problema de saúde que requer atenção redobrada

Saiba os principais sintomas da condição que afetou recentemente o presidente da República

Amazonas recebe 12,3 mil doses do imunizante Janssen, nesta quinta-feira (09/12)

Lotes fazem parte da 142ª e 143ª pauta do Ministério da Saúde