Dados da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) apontam que o Amazonas reduziu em mais da metade os custos do detento no estado, passando de um custo médio de R$ 4.800,00 para cerca de R$ 2.174,00 por preso, conforme apontado pela matéria G1/GloboNews.

Seguindo recomendações previstas em normativas do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), mensalmente a Seap encaminha dados de despesas estabelecidas como parâmetros para a aferição do custo de cada preso. “A Seap se adequou às demandas da justiça e hoje cumpre todas as recomendações, e o custo do preso está relacionado ao que o mesmo consome, seja alimentação, vestuário, tratamento médico e projetos de ressocialização”, disse o secretário da Seap, tenente-coronel Paulo Cesar Gomes.

O modelo de cogestão penitenciária adotado atualmente no Amazonas ainda engloba serviços que não fazem parte do rol de gastos previstos no sistema prisional de outros estados. Isso porque a Seap previu em contrato o cumprimento de uma série de Termos de Ajustamentos de Conduta (TACs) celebrados ao longo dos anos com Ministério Público do Estado (MPE), Defensoria Pública do Estado (DPE) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE). 


O destaque vai para o aumento do número de refeições diárias fornecidas aos internos, que subiu de três para cinco, em cumprimento à Resolução nº 3 – CNPCP, de 5 de outubro de 2017, e à recomendação do Ministério Público do Estado (MPE), e o estabelecimento de um kit específico de consumo higiene/vestuário/colchão/limpeza, sendo estabelecidos itens e quantitativos para atender minimamente as necessidades básicas do detento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar

Força Tática desmonta boca com mais de 7,3 mil porções de drogas no Jorge Teixeira

Policiais militares da Força Tática (FT) prenderam três homens, de 19, 23…

Começa o julgamento do acusado da morte da ex-miss Manicoré Kimberly Oliveira

Ele é acusado de homicídio qualificado.