Promover educação e cidadania de crianças e adolescentes por meio do futebol. Essa é a missão do projeto Gol do Brasil, e essa será a nova expertise dos 32 profissionais da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, que participam do treinamento promovido pela parceria entre o Governo do Amazonas e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com o apoio da Federação Amazonense de Futebol (FAF).  

O governador Wilson Lima assinou, no dia 29 de outubro, um Termo de Cooperação Técnica com a CBF para levar o Projeto Gol do Brasil (FOTOS: Euzivaldo Queiroz/Seduc-AM).

Os 40 participantes – incluindo servidores da rede estadual de ensino e da Prefeitura de Autazes – iniciaram a qualificação nesta quinta-feira (25/11), no Centro de Convenções Vasco Vasques, divididos em duas turmas. A capacitação acontece até sábado (27/11). 

O professor de Educação Física Jacinto Alenilson veio de Tefé para participar. Ele vê no conteúdo uma forma de trabalhar as diferentes realidades dos estudantes de 6 a 17 anos, que vão integrar o projeto. 

“Está sendo importante essa formação, a gente está adquirindo esses conhecimentos prévios para lidar com a demanda que nós vamos ter; e poder aplicar esse conhecimento para uma questão de melhorar a cidadania e a educação dessas crianças. O esporte também é uma forma de desenvolvimento e de liberdade”, frisa o professor. 

(FOTOS: Euzivaldo Queiroz/Seduc-AM).

Vitor Hugo Santos, assessor de Educação Física da Coordenadoria Distrital de Educação (CDE) 3, em Manaus, acredita que, a partir do interesse das crianças e adolescentes pelo futebol, os profissionais treinados pela CBF Academy poderão desenvolver outras habilidades com os participantes, além da prática esportiva. 

“Esse projeto vai trabalhar as habilidades de vida, onde a gente vai estar atuando com as crianças com o psicológico, o emocional. Na vida, a gente tanto ganha, quanto perde e isso é muito importante, então o aluno vai se sentir acolhido pelo projeto”, avalia Santos. 

Gol do Brasil – O governador Wilson Lima assinou, no dia 29 de outubro, um Termo de Cooperação Técnica com a CBF para levar o Projeto Gol do Brasil, que é uma ação social da CBF voltada para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade.

O projeto é norteado pelas dez habilidades de vida preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS): autoconhecimento, relação interpessoal, pensamentos crítico e criativo, empatia, resolução de problemas, tomada de decisão, lidar com emoções e com o estresse, e comunicação eficaz. A meta é desenvolver cidadãos preparados para a vida além dos gramados, através do futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Em ação inédita, Governo entrega 250 cadeiras de rodas e garante mais dignidade e inclusão a PCDs

Cadeiras foram entregues durante o lançamento do programa Amazonas mais Inclusão, nesta segunda-feira (29/11)

Sine Manaus oferta 104 vagas de emprego nesta quinta-feira, 18/11

Se a vaga exigir habilidades específicas, é necessário apresentar comprovação, como certificados ou outros documentos.

Aadesam lança edital para contratação de pessoas em busca do primeiro emprego

Processo seletivo oferta 50 vagas exclusivas para pessoas que estão em busca do primeiro emprego.

Barracas e banheiro em calçada são demolidos na ação de ordenamento da Prefeitura de Manaus

A irregularidade foi alvo de uma denúncia, que gerou processo de fiscalização.