Há cerca de uma semana, proprietários e membros da Associação dos Flutuantes do Tarumã-Açú (Afluta) decidiram arregaçar as mangas e fazer um mutirão para retirar lixo do leito do rio. O problema é que a quantidade de lixo tem sido tão grande que eles não estão dando conta e solicitaram ajuda.

A deputada Therezinha Ruiz (PSDB) se prontificou a ajudar e intermediar uma solução. A parlamentar está envolvida com a causa desde 2019, quando criou um grupo de trabalho na Assembleia Legislativa para debater a regularização do local com todos os órgãos e entidades participando e contribuindo. Os debates vêm sendo realizados e as soluções possíveis estão em andamento.

“A chamada é para toda a população que faz uso do nosso rio, cuidar e manter limpo é dever de todos. Desta forma cada um poderá continuar tendo seus momentos em família, em águas limpas e sem lixo. É uma grande responsabilidade, mas é muito importante ter essa consciência de não jogar lixo nos igarapés, na beira do rio, se todos fizermos a nossa parte teremos cada vez mais organização e regularização destas áreas tão importantes para o Estado”. Afirmou com grande preocupação a Deputada Therezinha Ruiz.No caso do lixo, a deputada deu entrada em três requerimentos: um para o prefeito David Almeida, outros para as Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SEMMAS) e de Limpeza Urbana (SEMULSP). Ela pede providências para evitar que os resíduos sólidos provenientes de outros igarapés deságuem no rio Tarumã-Açú.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Manaus tem média diária de 25 notificações por obras irregulares

Em Obras, a alta foi de 34%, com 1.021 ocorrências registradas na gerência no mesmo período de janeiro a outubro.

Governo do Amazonas repassou R$ 7,5 milhões para recuperação de ramais e vicinais de dez municípios em 2021

Investimento beneficiou diretamente 30 mil famílias de produtores rurais

Bairros da zona Sul lideram ranking de irregularidades na fiscalização urbana

O São José lidera o ranking de bairros com maior obras irregulares.

Governo do Amazonas assina convênio para pavimentação de ruas em Uarini

A pavimentação de cinco ruas no bairro de São Jorge contribuirá com a segurança e bem-estar da população