O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, iniciou a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A prova é realizada em todo o país. Na capital, mais de 11 mil alunos, em 32 escolas da rede estadual, realizaram a avaliação.

No primeiro dia, participaram do exame 3.072 alunos do 5° ano e 4.846 do 9º ano do Ensino Fundamental, além de 3.687 estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Ao todo, foram 11.605 alunos presentes na avaliação, somando 86% de presença em toda a rede estadual da capital.

Esta é a primeira vez, desde o início da pandemia da Covid-19, que as escolas públicas do Brasil são avaliadas. No Amazonas, as provas ocorrem de 22 de novembro a 10 de dezembro. A última avaliação foi realizada em 2019. Os resultados são divulgados no ano seguinte e produzem os principais indicadores da qualidade da educação básica no país.

A secretária estadual de Educação, Kuka Chaves, visitou unidades de ensino na segunda-feira e constatou o otimismo dos corpos docente e pedagógico com o empenho dos estudantes.

“Através dessa avaliação nós vamos conseguir fazer um raio-X do verdadeiro aprendizado dos nossos estudantes. As escolas estavam focadas e mobilizadas para preparar os alunos e certamente teremos bons resultados”, avaliou a secretária.

Saeb – O Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Prazo para solicitar isenção das taxas de inscrição do Vestibular e SIS da UEA termina nesta terça-feira (30/11)

O candidato deve anexar a documentação comprobatória ao formulário de pedido de isenção

Inscrições abertas para cadastro reserva de alunos para o Centro de Educação Sesc José Roberto Tadros

O período de inscrições começou quarta-feira (17) e segue até o dia 23 de novembro.

Bolsa Idiomas encerra inscrições com mais de 13 mil candidatos

Os cursos serão para ingresso no primeiro semestre do ano de 2022, proporcionando sete idiomas diferentes, em 17 instituições participantes.

Sine Manaus oferta 190 vagas de emprego com oportunidades para PcD, nesta quinta-feira

Confira as vagas.