Com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI), o Centro do Empreendedor Indígena Yandé Muraki expõe diversos artefatos e produtos naturais produzidos por indígenas do Amazonas, entre eles, está a “Cachaça do Índio Sabor da Floresta”. Criada a partir de ingredientes regionais, a bebida é um dos produtos naturais desenvolvidos para complemento de renda pelos artesãos que expõem seus trabalhos pelo projeto.

Para o diretor-presidente da FEI, Edivaldo Munduruku, a criação da cachaça é uma maneira de mostrar a diversificação dos produtos extraídos da natureza e que não agridem o meio ambiente.

“A cachaça é algo popularizado em todo o mundo, mas os parentes são a prova de como o indígena é capaz de se reinventar e produzir algo que possa trazer destaque à natureza e que não destrua o meio ambiente. A prova disso é o processo artesanal que eles fazem para que tenham um produto de boa qualidade e com todas as características do Amazonas”, disse.

A cachaça do índio além de ser um produto 100% artesanal a base de caldo de cana, também é feita com os itens tradicionais do Amazonas, entre eles, o jambu e o guaraná.

De acordo com o coordenador do Yandé Muraki, Yuri Sateré, a demanda pela bebida tem crescido após muitas exposições que são feitas em eventos e atividades fora da sede do projeto.

“A cachaça, que batizamos com o nome ‘Sabor da Floresta’, é feita por indígenas da aldeia Tauamirim, do município de Tapauá, e os principais ingredientes da cachaça são o caldo de cana, marapuama, manacam, mirantã e outros. Então, ela é uma das potências de vendas aqui do Centro do Empreendedor Indígena. Além disso, a degustação dela fica disponível em todo o horário de funcionamento do nosso espaço”, comentou.

Yandé Muraki – O projeto mantido pelo Governo do Amazonas, dispõe uma diversidade de artesanatos feitos por variadas etnias. O Centro do Empreendedor Indígena Yandé Muraki fica localizado na rua Monsenhor Coutinho, 129, zona sul de Manaus e funciona de segunda a sábado nos horários de 8h às 17h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Bois de Parintins terão museu

Amazonastur anunciou assinatura de contrato para execução dos projetos básico e executivo.

Prefeitura injeta mais de R$ 1 milhão no setor cultural com pagamento do ‘Edital Prêmio Manaus Zezinho Corrêa 2021

Dentre os objetivos traçados para o ano de 2021 pela Manauscult, o preenchimento da programação artística e cultural da cidade ganhou destaque.

Últimos dias para as inscrições nos editais de fomento a projetos culturais

Os editais fazem parte do programa +Cultura.

Governo do Amazonas anuncia ‘O Mundo Encantado do Natal’, com programação em 20 municípios e na capital

Tradicional programação no entorno do Largo de São Sebastião também permanece na agenda natalina