No segundo dia de provas, 74 escolas da rede pública estadual do interior realizaram a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), nesta terça-feira (23/11). A avaliação é realizada pelo  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

A aplicação das provas segue até 10 de dezembro, em 600 unidades de ensino da capital e interior (FOTOS: Divulgação/Seduc).

Os alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio realizaram a avaliação, que permite obter um diagnóstico da educação brasileira para nortear as políticas educacionais a serem adotadas por meio dos resultados.

A aplicação das provas segue até 10 de dezembro, em 600 unidades de ensino da capital e interior. No município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), três escolas iniciaram a aplicação do exame, e o resultado foi uma ampla participação dos estudantes nos três segmentos.  

De acordo com o supervisor da calha do Purus, Ozivaldo Barbosa, o resultado é fruto de algumas estratégias de sensibilização, como busca ativa, palestras de orientação, reforço escolar, simulados, campanhas nas redes sociais, rádio e televisão. 

No município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), três escolas iniciaram a aplicação do exame (FOTOS: Divulgação/Seduc).

“Montamos uma série de atividades voltadas aos nossos alunos finalistas de cada segmento, o que sem dúvida fez a diferença para que o nosso resultado fosse tão positivo”, explicou Barbosa. 

Em Manicoré (distante 458 quilômetros de Manaus), dez escolas aplicaram a avaliação. “Aqui na cidade, nós realizamos uma série de reuniões com o corpo escolar e com os pais e responsáveis de cada estudante, sempre com o intuito de reforçar a importância do Saeb, para assim conseguirmos ter o efeito que buscamos”, disse Nardson Pereira de Sousa, coordenador regional de Manicoré. 

Esta é a primeira vez, desde o início da pandemia de Covid-19, que os 113 mil estudantes da capital e do interior serão avaliados para análise de indicadores da educação pública no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Sine Manaus oferta 204 vagas de emprego nesta quarta-feira,24/11

Caso o interessado não consiga realizar o agendamento dentro do prazo da vaga pretendida, ele pode comparecer diretamente a um dos postos do Sine Manaus.

FCC divulga locais de provas do concurso público da Manaus Previdência

O concurso oferece 10 vagas no total, dividido em dois editais, além de cadastro reserva.

Governo do Estado inicia entrega do Auxílio Estadual permanente no interior do Amazonas

Ação começa no município de Itacoatiara nesta quinta-feira (18/11) com a distribuição de mais de 6 mil cartões.

Primeiro dia do Saeb no Amazonas somou 86% de presença, em Manaus

Provas foram iniciadas nesta segunda-feira (22/11).