A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), por meio do Boletim Diário de Covid-19, edição 597, informa o diagnóstico de 42 novos casos de Covid-19, totalizando 429.163 casos da doença no estado.

Segundo o boletim, foram confirmados 3 óbitos pela Covid-19, sendo 2 ocorridos ontem (21/11), e 1 óbito foi encerrado por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 13.794 o total de mortes.

Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus, no domingo (21/11), foram registrados 2 sepultamentos pela Covid-19. O boletim acrescenta ainda que 950 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas pelas secretarias municipais de saúde, o que corresponde a 0,22% dos casos confirmados ativos.

Rede de Assistência – Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, internados em Manaus há 48 pacientes, sendo 19 em leitos clínicos na rede pública, e 29 em UTI (5 na rede privada e 24 na rede pública).

Há ainda outros 8 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 6 estão em leitos clínicos na rede pública, e 2 estão em UTI na rede pública.

No boletim consta, também, que há outros 14 pacientes internados com Covid-19, na rede pública de saúde do interior do estado, conforme informado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). Desses, 1 está em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e 13 em leitos clínicos.

Banco de dados – O boletim diário é construído com as informações disponibilizadas diariamente pelas prefeituras municipais, todos os dias da semana, incluindo fins de semana e feriados.

A consolidação dos casos notificados no Amazonas é realizada pela FVS-RCP a partir de informações obtidas em três sistemas: e-SUS Notifica, Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) e o Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), até às 10h de cada dia. Em Manaus, foram notificados 729.156 casos, enquanto no interior do estado, o número chega a 564.390.

Municípios – Dos 429.163 casos confirmados no Amazonas até esta segunda-feira (22/11), 205.147 são de Manaus (47,80%) e 224.016 do interior do estado (52,20%).

A capital, Manaus, tem 9 novos casos confirmados. No interior, os 11 municípios que têm casos novos registrados são: Autazes (7), Itacoatiara (7), Nhamundá (5), Coari (3), Nova Olinda do Norte (3), Parintins (3), Barreirinha (1), Careiro (1), Manacapuru (1), Tonantins (1) e Urucurituba (1).

Óbitos – Entre as vítimas em Manaus, há o registro de 9.495 óbitos confirmados em decorrência do novo coronavírus. No interior, são 61 municípios com óbitos confirmados até o momento, totalizando 4.299.

A lista inclui novos óbitos em: Manaus (2) e Coari (1).

Medidas preventivas contra a Covid-19 – O uso da máscara de proteção facial, manter a distância entre as pessoas, lavagens das mãos com água e sabão ou a utilização de álcool em gel e a adesão à imunização, realizada na Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, são as recomendações consideradas fundamentais no controle da circulação do vírus SARS-CoV-2, que continua presente no Estado.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Governo do Amazonas atendeu 300 pacientes trans e travestis como parte do projeto ‘TransOdara’

A inclusão dos participantes em situação de privação de liberdade é fruto da parceria com Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Prefeitura de Manaus emite alerta às unidades de saúde sobre a variante Ômicron

No Brasil, até o momento, foram confirmados três casos no estado de São Paulo, região Sudeste do país

Opera+: Maternidade Dona Nazira Daou retoma realização de laqueaduras e vasectomias

Meta é que 112 procedimentos sejam executados, por mês, pelo ambulatório de Planejamento Familiar.

FCecon realizou mais de 800 cirurgias urológicas entre os anos de 2018 e 2021

Quando descoberto em fase inicial, câncer de próstata tem mais de 90% de chances de cura, sendo a cirurgia uma opção de tratamento.