A campanha “O Mundo Encantado do Natal – Onde a magia é feita de alegria”, terá programação em diversos bairros da capital e 20 cidades do interior (FOTOS: Roberto Carlos/Secom).

A programação de Natal lançada nesta quinta-feira (18/11) pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, vai gerar emprego e renda para trabalhadores da cadeia produtiva desses segmentos. Serão mais de 500 postos de trabalho diretos, e esse número pode chegar de 5 a 15 vezes mais indiretamente, alcançando cerca de 8 mil oportunidades. A campanha “O Mundo Encantado do Natal – Onde a magia é feita de alegria”, terá programação em diversos bairros da capital e 20 cidades do interior.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, destaca que as atividades vão movimentar a economia dos locais em que serão realizadas, além de levar oportunidades de trabalho para profissionais locais.

“Vamos levar para o interior uma equipe de técnicos e produtores, que levarão material para que a gente possa concluir, juntamente com profissionais do próprio município, a nossa árvore de Natal naquele lugar. A decoração vai ser toda feita com pessoas da cidade, a montagem usando a infraestrutura do município. E também alguns artistas do município serão convidados para participar da nossa parada natalina, do Natal no interior”, detalhou Apolo.

O roteiro da campanha natalina foi elaborado para contemplar o máximo de pessoas, entre trabalhadores da cultura e economia criativa, artistas e público. Entre os destaques estão a tradicional decoração do Largo de São Sebastião; a Fábrica do Papai Noel, no Centro Cultural Palácio da Justiça; o espetáculo “Um Presente para o Natal”, no Teatro Amazonas; o “Povos Criativos: Feira de Economia Criativa – Edição de Natal”, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia; além do Natal nos Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis).

O roteiro da campanha natalina foi elaborado para contemplar o máximo de pessoas, entre trabalhadores da cultura e economia criativa, artistas e público (FOTOS: Roberto Carlos/Secom).

Marcos Apolo ressalta que o momento de retomada das atividades culturais reforça o comprometimento do Governo do Amazonas em impulsionar e reaquecer a economia do setor, um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19 no mundo todo.

“Durante todo esse período o Governo assistiu os artistas e trabalhadores da cultura em todo o estado, com a distribuição do Auxílio Estadual, em que dois terços foram para o interior do estado, distribuição de mais de 12 mil cestas básicas, além da ampla execução de vários editais, que só neste ano chegam a um valor de quase R$ 12 milhões, movimentando diretamente e indiretamente toda a cadeia produtiva da cultura”, afirmou o secretário.

Geração de renda – Uma das atrações mais esperadas pela população em Manaus é a apresentação realizada no palco do Teatro Amazonas. Em 2021, o espetáculo “Um Presente para o Natal” acontece no período de 10 a 23 de dezembro.

Uma das responsáveis pela confecção dos figurinos do espetáculo é a costureira Cleine Souza, que comemora o retorno às atividades, depois dos períodos mais difíceis da pandemia.

A tradicional programação no entorno do Largo de São Sebastião vai contar com decoração especial, espetáculos dos Corpos Artísticos, apresentações artísticas (FOTOS: Roberto Carlos/Secom).

“Foram muitas perdas de amigos e conhecidos, mas graças a Deus a gente está de volta. É muito importante, é um ganho a mais na nossa renda, a gente estava precisando. A costura para mim é o meu trabalho, faço porque eu gosto de costurar. E a cultura veio para nos ajudar, as costureiras, os aderecistas, são muitas pessoas que dependem da cultura”, disse Cleine.

A mesma emoção é compartilhada pelo artista de cenografia e adereços, Jorge Gomes. “A gente vê no semblante de cada um a felicidade e a alegria de poder estar retornando gradativamente, seguindo todos os protocolos, a felicidade de voltar através desse projeto do Governo. Isso, além de uma satisfação imensa, vem trazer esperança que a gente possa voltar à normalidade”, comentou.

O musical, com direção de Jean Palladino, traz a história de Ana para falar sobre o significado do tempo, a necessidade de olhar para o agora e viver o presente.

“A gente vem de uma parada, fomos os primeiros a parar. Somos os últimos a voltar. Então está sendo um trabalho muito bonito, muito importante para a gente, desde a técnica até quem está em cena, para recuperar esse fôlego, tanto da cadeia produtiva como artistas. Acabamos sendo muito impactados, e a gente tem o dever de levar de volta à população esse desejo de sonhar, traçar novos caminhos. Esse é o papel do artista, ele sempre se reinventa”, disse o diretor.

Para assistir ao espetáculo natalino, o público vai precisar agendar pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).

Largo de São Sebastião – A tradicional programação no entorno do Largo de São Sebastião vai contar com decoração especial, espetáculos dos Corpos Artísticos, apresentações artísticas de diversas linguagens e de grupos participantes do Festival Amazonas de Corais (Famcor), paradas com personagens natalinos e Feira de Economia Criativa.

Natal nos Municípios – Dez cidades vão receber árvores de Natal e uma programação especial, com a participação da população. São elas: Itacoatiara, São Sebastião do Uatumã, Novo Airão, Barcelos, Coari, Tabatinga, Tapauá, Humaitá, São Gabriel da Cachoeira e Alvarães.

A decoração vai contar também com um cenário para fotos, em alusão à tradição dos cartões natalinos. Ao lado de cada árvore vai ter um painel temático, confeccionado no formato de um cartão natal e com iluminação de led.

Em cada local também vai ser realizada uma parada com os personagens natalinos.

‘Natal Itinerante’ – Já Silves, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Autazes e Iranduba vão receber o “Natal Itinerante”, com intervenções artísticas de contação de histórias, shows musicais, parada com o Papai Noel, Mamãe Noel e demais personagens natalinos. A atividade também vai ser realizada em cinco bairros da capital: Viver Melhor, Jorge Teixeira, Cidade de Deus, Novo Aleixo e Nova Vitória.

Numa carreta palco, a Companhia Metamorfose vai exibir, durante uma hora, a peça “A Caravana Mágica do Natal”, com oito atores se revezando em cena para apresentar o significado dos símbolos de Natal.

A programação “O Mundo Encantado do Natal – Onde a magia é feita de alegria” conta ainda com a Fábrica do Papai Noel, instalada no Centro Cultural Palácio da Justiça; apresentações em Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis), nas zonas norte, leste, oeste, centro-oeste e sul de Manaus e nos municípios de Iranduba, Parintins, Boa Vista do Ramos, Barreirinha, Nhamundá e Envira; programação especial nos parques Jefferson Péres e Rio Negro; exposição “Povos Criativos: Feira de Economia Criativa – Edição de Natal”, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia; além de edital de credenciamento para intervenções e apresentações artísticas com temática natalina, dividido em quatro modalidades: Teatro, Música, Circo e Dança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Governo do Estado oferta pós-graduação para instrutores do Cetam, no interior

Inscrições foram abertas nesta terça-feira (16/11) e podem ser feitas até dia 5 de dezembro. São 540 vagas, oferecidas em parceria com a UEA.

Especialista em dermatologia alerta para prevenção ao câncer de pele

Forte calor aumenta os riscos.

Justiça interdita matadouro municipal de Benjamin Constant, no interior do Amazonas

Matadouro estava operando sem condições de higiene e colocando a saúde da população em risco.