Com o intuito de aprimorar a execução dos serviços cartorários no estado, a Associação o Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM e Sinoreg/AM) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) lançam, no próximo sábado (20), a Especialização em Direito Notarial e Registral, no hotel Juma Ópera, no centro de Manaus. O evento contará com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, que ministrará palestra com o tema “Análise Econômica do Direito”.

“Esse é mais um passo que o segmento extrajudicial dá para a disseminação do conhecimento entre notários e registradores do estado. Estamos radiantes em fazer parte desse projeto em parceria com a UEA e, também, em ter a maior autoridade do Judiciário nacional prestigiando esse momento. Sem dúvidas, será um marco para o setor e para a sociedade que usufruirá, cada vez mais, de serviços cartorários de excelência”, disse o presidente da Anoreg/AM, David Gomes David.

Segundo o diretor da Escola de Direito da UEA, Alcian Pereira de Souza, a Pós-Graduação se apresenta como um produto customizado em favor da demanda identificada pela direção da Anoreg/AM e do Sinoreg/AM.

“A capacitação contextualizará questões teóricas e práticas a partir da realidade da região, concentrando-se nos principais desafios jurídicos da área, como o diálogo com as inovações tecnológicas e a contribuição para soluções de regularização fundiária, tão necessária para o fomento e o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, destaca Alcian, acrescentando que a parceria com a Associação e o Sindicato é benéfica para a UEA, que se orgulha em ter a participação especial do ministro Fux, em seu marco simbólico inaugural.

O ministro Luiz Fux retorna para Manaus, depois de ministrar conferência sobre Prestação do Serviço Notarial e Registral, no VII Encontro Amazonense de Notários e Registradores, realizado pela Anoreg/AM e pelo Sinoreg/AM em agosto deste ano.

Além do presidente do STF, estarão presentes representantes dos poderes Executivos Municipal e Estadual, do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ/AM), da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM), e profissionais do Direito.

Seguindo critérios de segurança do gabinete do ministro Luiz Fux, a cerimônia será restrita aos convidados. O evento será transmitido, ao vivo, pelo canal da Anoreg/AM no YouTube.

Especialização

O curso tem, como público-alvo, titulares de ofícios registrais e notariais associados da Anoreg/AM e do Sinoreg/AM, e demais interessados da área do Direito, e será realizado pela Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (FUEA), que executa projetos da UEA de forma descentralizada.

O início das aulas está previsto para o primeiro semestre de 2022 e o processo de ingresso ainda será fechado, visto que se trata de uma demanda operada por meio de Termo de Cooperação Técnica entre UEA, a Anoreg/AM e o Sinoreg/AM, a ser assinado no evento de lançamento. Além disso, a grade curricular da especialização está na fase de levantamento, mas irá dispor de professores da universidade, além de convidados locais e nacionais.

“A chegada da especialização atende a um anseio da comunidade jurídica local, mais especificamente de operadores do direito que atuam com a atividade extrajudicial. é importante lembrar que foi na gestão do ministro Luiz Fux que a Escola Nacional de Notários e Registradores foi reconhecida como escola oficial do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), consolidando a importância desta ciência, para o desenvolvimento social e econômico do país”, pontuou o presidente do Sinoreg/AM, Marcelo Lima Filho

Sobre a Anoreg/AM

Fundada no dia 27 do mês de abril de 1999, com sede na cidade de Manaus, a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg-AM), é regida pelo Código Civil brasileiro, pelas demais disposições legais aplicáveis e pelo Estatuto. A Anoreg-AM é a única entidade da classe com legitimidade, reconhecida pelos poderes constituídos, para representar os titulares de serviços notariais e de registro do Amazonas, operando em harmonia e cooperação direta com outras associações congêneres, principalmente com as Anoregs estaduais e Sindicatos, representativos das especialidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Polícia Civil prende condenado por estupro de criança na Compensa

A criança frequentava a igreja onde o criminoso era pastor.

Maecenas Tincidunt Eget Libero Massa Vitae

Aenean eleifend ante maecenas pulvinar montes lorem et pede dis dolor pretium…

UEA abre prazo para pedidos de isenção das taxas de inscrição do Vestibular e SIS

Processo pode ser efetuado até as 17h (horário de Manaus) do dia 30 de novembro de 2021, pelo portal da UEA

Wilson Lima assina convênios de R$ 25 milhões para investimento em obras, educação e setor primário no interior

Projetos contemplam sete municípios e parte dos recursos é referente à liberação de emendas parlamentares.