Durante a solenidade, o governador também entregou novas viaturas e destacou a chegada de mais policiais militares para reforçar o efetivo da cidade (Fotos: Bruno Zanardo/Secom).

Como parte dos investimentos para segurança pública que integram o programa Amazonas Mais Seguro, o governador Wilson Lima inaugurou, nesta quinta-feira (18/11), o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L) no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus). Durante a solenidade, o governador também entregou novas viaturas e destacou a chegada de mais policiais militares para reforçar o efetivo da cidade.

De acordo Wilson Lima, as medidas reforçam o trabalho das forças de segurança, ampliando a sensação de segurança para a população e oferecendo melhores condições de trabalho aos policiais.

“Esse é o primeiro município que está recebendo um centro de monitoramento com a tecnologia embarcada, porque nós temos aqui com câmera de longo alcance, que vai buscar aí uma distância de um quilômetro, interligada com as câmeras das viaturas que estão em circulação dentro da cidade, com leitura facial, com identificação de características de pessoas suspeitas, por exemplo. É mais um ganho para o município de Itacoatiara, para que a gente possa garantir mais tranquilidade para população que mora aqui”, ressaltou Wilson Lima.

A estrutura montada no município é um marco no combate à criminalidade no interior do estado. Localizado no Batalhão da Polícia Militar de Itacoatiara, o CICC-L possui 16 câmeras com tecnologia de ponta como reconhecimento facial, leitura de placa de veículo e captação em 360 graus, que serão monitoradas 24 horas por dia pelos 10 servidores que atuarão no local.

Para o secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, tecnologia é o centro das principais melhorias implantadas pelo Governo do Estado (Fotos: Bruno Zanardo/Secom).

Mais seis policiais militares, formados no mês de outubro, e quatro novas viaturas caracterizadas, modelo pick-up, vão reforçar o patrulhamento ostensivo em Itacoatiara.

Tecnologia – A implantação do CICC-L com o sistema de videomonitoramento tem como principal objetivo diminuir os índices de criminalidade no município, além de dar mais agilidade no tempo de resposta de ocorrências. Para o secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, tecnologia é o centro das principais melhorias implantadas pelo Governo do Estado.

“A palavra tecnologia, hoje, é a nossa palavra chave, não só tecnologia como também a integração. São duas palavras que estamos usando bastante na nossa secretaria de Segurança Pública. E é isso que nós estamos vendo hoje, em um projeto que foi elaborado a pedido do governador e foi todo desenvolvido na Secretaria de Segurança Pública para trazer aqui ao município de Itacoatiara, para o combate à criminalidade”, afirmou o secretário.

Os investimentos feitos para o CICC-L foram de R$ 818.360 mil, parte deles oriundos de recursos do Estado liberados para emenda parlamentar do deputado estadual Cabo Maciel.

CNH Social – O evento de inauguração contou com a presença de mototaxistas do município. Na ocasião, o governador Wilson Lima anunciou a implantação do projeto “CNH Social”, que por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), vai garantir a emissão gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a isenção de taxas para cursos voltados a mototaxistas e motofretistas. Também serão distribuídos 40 mil capacetes e coletes aos motociclistas que estiverem com esses cursos atualizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar

Fundação Cecon realizou mais de 7,7 mil cirurgias entre os anos de 2019 e 2021

Cirurgia é a única forma de tratamento contra o câncer em estágio inicial em 59% dos casos, segundo a OMS

Governo do Estado anuncia ampliação do sistema de abastecimento de água de Nova Olinda do Norte

Obra irá beneficiar mais de 2.100 pessoas em 20 quilômetros de redes

34 mil pessoas deixaram Manaus para curtir o Carnaval no interior

Ação voltada ao serviço de transporte rodoviário e hidroviário intermunicipal registrou maior fluxo de pessoas na terça-feira (1º/03)