Ao todo, estão participando 128 internos da capital e do interior, e 15 pessoas do público extramuros (FOTOS: Divulgação/Seap).

Nesta terça-feira (16/11), oito novos cursos profissionalizantes começaram a ser ministrados no sistema prisional do Amazonas, por meio da parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Ao todo, estão participando 128 internos da capital e do interior, e 15 pessoas do público extramuros. Ação visa profissionalizar o maior número possível de pessoas privadas de liberdade.’

As áreas dos cursos ministrados variam, mas todos possuem o método de ensino dividido entre aulas teóricas e práticas, e a realização de avaliações técnicas. O curso selecionado para as reeducandas do regime fechado do Centro de Detenção Feminina (CDF) foi o de Corte e Costura, com carga horária de 150 horas.

No Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), o curso a ser realizado será de Pintor de Obras, de carga horária de 120 horas, para 15 internos. E nos Centros de Detenção Provisória de Manaus 1 e 2 (CDPM 1 e 2), os cursos são, respectivamente, de Assentamento de Cerâmica, também com o total de 120 horas, para 20 participantes; e de Pedreiro, com carga horária de 160 horas, com 15 participantes.  

As áreas dos cursos ministrados variam, mas todos possuem o método de ensino dividido entre aulas teóricas e práticas, e a realização de avaliações técnicas (FOTOS: Divulgação/Seap).

No Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), 25 internos compõem a turma do curso de Instalação e Manutenção de Condicionador de Ar, com carga horária total de 160 horas. O curso de Instalações Hidráulicas, com carga horária de 120 horas, foi oferecido a 20 internos da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), e 15 em Itacoatiara (UPI).

O público extramuros, composto por apenados do regime semiaberto, aberto, da Casa do Albergado (CAM) e pessoas em alternativas penais, também foi contemplado com a parceria. Para eles foi reservado o curso de Repositor de Materiais, de 60 horas.

A chefe do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), Keyla Prado, comemora o alcance das capacitações. “Estamos iniciando mais uma rodada de cursos em parceria com o Cetam que irá alcançar mais de 140 pessoas do sistema penitenciário. Almejamos sempre profissionalizar essa população, para que eles tenham a chance de recomeçar suas vidas por meio do trabalho, seja atuando de forma independente ou em empresas”, destacou Keyla Prado.

Certificação – Hoje (16/11) pela manhã, ocorreu a cerimônia de certificação do curso de Instalação e Manutenção de Condicionadores de Ar, a 23 reeducandos do programa de ressocialização Trabalhando a Liberdade do CDPM 1. Na ocasião, esteve presente o secretário-executivo adjunto, coronel André Luiz Barros Gioia; a coordenadora de cursos do Cetam, Regiomara Lasmar; os familiares dos formandos e demais convidados.

“Este é um momento onde esses formandos estão adquirindo uma identidade profissional, que vai ajudá-los a desenvolver uma profissão digna e legítima ao retornarem ao convívio social. Mais do que apenas uma solenidade de certificação, para os reeducandos, significa um novo começo, onde eles deixam para trás o passado e dão início a um futuro de esperança”, disse o gerente de ressocialização da empresa terceirizada New Life Gestão Prisional, Alexandre Calixto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Em pouco mais de um mês, leitos de UTI inaugurados por Wilson Lima já atenderam 58 pacientes em Parintins

Entregue no dia 15 de outubro, primeira ala de UTI está implantada no Hospital Jofre Cohen

Setemp lança edital com mais de 500 vagas para cursos, oficinas e palestras em parceria com Sebrae/AM

Atividades terão início no dia 22 e vão até 26 de novembro.

Parceria entre Seap e Agro Rio viabiliza contratação de reeducandos para atuar em coleta seletiva

Acordo proporciona novas oportunidades de emprego e promove caminhos para ressocialização de internos em Manaus

Ipaam participa de mais uma Audiência Pública para tratar do ordenamento e regularização dos flutuantes do Tarumã-Açu

A audiência aconteceu na Câmara Municipal de Manaus (CMM) com representantes das esferas pública e privada.