O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizará, dia 27 de novembro, uma Audiência Pública no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), juntamente com a empresa Norte Ambiental Ltda, para apresentar e discutir os Estudos e Relatórios de Impactos Ambientais (EIA/RIMA) referente ao licenciamento ambiental do Sistema de Tratamento e Destinação de Resíduos – STDR Iranduba.

A reunião deve promover o diálogo, a transparência, e prestar esclarecimentos à população e demais órgãos ambientais da região acerca da construção do Aterro Sanitário, que será administrado pela empresa Norte Ambiental Ltda, tendo em vista o alto grau de impacto da atividade. Por esse motivo, a audiência pública é solicitada como um dos requisitos para a expedição da licença ambiental da obra.

Na ocasião, além do RIMA, serão apresentadas as informações sobre as definições do empreendimento, atividades realizadas, impactos e cuidados requeridos para conter as implicações ambientais e, ainda, quais serão os benefícios à comunidade dos arredores ou de que forma será afetada. O STDR Iranduba ficará localizado na Rodovia Manuel Urbano, AM 070, Km 21, Gleba Ariaú.

De acordo com a representante do Ipaam e presidente da Mesa Diretora do evento, Maria do Carmo Neves, durante a audiência, o debate será aberto a todos os participantes, de forma presencial e remotamente, a fim de que as dúvidas sejam sanadas e sugestões sejam feitas, propiciando o aperfeiçoamento do trabalho de todos os envolvidos no que diz respeito às necessidades ambientais e sociais que envolvem a construção do Aterro Sanitário. Após a reunião, a equipe técnica do Ipaam, encarregada de tratar a análise do estudo, dará seu parecer final, ou, indicará se a empresa precisará fazer complementações.

“O estudo de impacto ambiental com detalhamentos técnicos já está disponível no site do Ipaam, de acordo com termos de referências e roteiros expedidos pelo nosso Instituto. Mas, com a oportunidade de diálogo e acesso direto à população, nossa expectativa é dar transparência aos procedimentos de licenciamento dessa atividade e permitir que todos os presentes tenham conhecimento de cada passo, bem como do trabalho efetivo do Ipaam em zelar pelo desenvolvimento sustentável com responsabilidade”, enfatizou Maria do Carmo Neves.

Audiência – A audiência será realizada na Escola Estadual de Tempo Integral Maria Izabel Xavier Desterro e Silva, a partir das 9h, disponibilizando também a participação remota por meio de transmissão on-line pelo Youtube, no canal oficial da empresa Norte Ambiental (http://bit.ly/Norte-Ambiental).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar

Prefeitura de Manaus registra aumento no número de vacinados contra a Covid-19 nos primeiros dias do ano

O sistema também aponta que no total foram aplicadas 80.868 doses nos primeiros dez dias do ano.

Recuperação da Minivila Olímpica do Santo Antônio recebe avanço com atenção da Prefeitura de Manaus

A Minivila Olímpica Jair Sampaio é um dos espaços administrados pela Prefeitura de Manaus, por meio da Subsecretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

Nove veículos com restrição de roubo ou furto são recuperados pela Polícia Militar nas últimas 24 horas

Carros e motos recuperados foram conduzidos à delegacia especializada