Foto: Divulgação/Seduc-AM

Com o apoio do Governo do Amazonas, em parceria com a Federação Amazonense de Desporto Escolar (Fade), 217 alunos da rede estadual, de escolas de Manaus e do interior, embarcam para o Rio de Janeiro, onde participarão dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), de 29 de outubro a 5 de novembro. A competição desportiva, aberta a estudantes de 12 a 14 anos, terá a presença de mais de 5 mil jovens das 27 unidades da Federação, após 17 anos sem ser realizada.

Foto: Divulgação/Seduc-AM

Ao todo, os representantes da rede estadual disputarão o evento em todas as 17 modalidades disponíveis, sendo 12 coletivas e cinco individuais. São elas: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, vôlei de praia, natação, tênis de mesa, xadrez, karatê, wrestling, ginástica artística, ginástica rítmica, badminton, ciclismo e taekwondo.

A delegação da rede estadual está seguindo para o Rio de Janeiro em grupos, com o último agendado para viajar na madrugada de sexta-feira (29/10). Além dos atletas, compõem a comitiva amazonense, também, 48 professores/técnicos e 19 dirigentes.

Para a secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, os JEBs marcam o retorno dos estudantes da rede estadual às grandes competições desportivas nacionais.

“A prática esportiva sempre foi uma realidade muito forte em nossas escolas, e na gestão do governador Wilson Lima não é diferente. Após uma longa e necessária pausa, em razão da Covid-19, é com muita alegria que voltamos a participar de uma competição tão grandiosa como os JEBs”, disse Kuka Chaves.

Mesmo com os meses sem competir oficialmente, a titular da Secretaria de Educação acredita que os alunos da rede estadual irão surpreender nos Jogos Escolares. “Temos muitos talentos em nossas escolas, atletas já acostumados a disputas desse porte. Apesar de terem retornado há poucos meses à rotina de treinos, eles têm se dedicado e doado bastante”, ressaltou Kuka Chaves.

Sobre o JEBs

Promovido pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), os Jogos Escolares Brasileiros têm como objetivo promover a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos, por meio da participação dos estudantes-atletas brasileiros em atividades desportivas.

Do total de 17 modalidades oficiais, nove são seletivas para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em Brasília, em dezembro deste ano: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, natação, tênis de mesa e xadrez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Paratletas comandam campeonatos nacionais com apoio do Governo do Amazonas

O esporte do estado tem voado cada vez mais alto.

Governo do Estado anuncia ampliação do sistema de abastecimento de água de Nova Olinda do Norte

Obra irá beneficiar mais de 2.100 pessoas em 20 quilômetros de redes

Taekwondo amazonense fatura três medalhas no Supercampeonato Brasileiro

Delegação contou com o investimento do Governo do Amazonas em passagens aéreas para a disputa

Wilson Lima anuncia pacote de R$ 33,3 milhões para investimentos no interior

Prefeituras terão verba para pavimentar ramais e ruas, além de construir reservatórios de água e equipamentos culturais