Diego Peres/Secom

O governador Wilson Lima comandou, nesta segunda-feira (25/10), a solenidade de formatura de 404 soldados da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, na avenida Constantino Nery, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.

Diego Peres/Secom

O evento marcou o início da atuação plena dos novos policiais nas ações de patrulhamento ostensivo nas ruas. Os novos praças da PMAM foram aprovados no concurso da corporação em 2011 e convocados pelo governador Wilson Lima em agosto de 2020. Eles irão reforçar o policiamento ostensivo no interior do estado.

“Hoje também nós estamos fazendo justiça a esses homens e mulheres que estão aqui e que se dedicaram, mas acima de tudo assumiram um compromisso. Vocês fizeram um juramento, honrem a farda que vocês estão utilizando, que essa farda lhes credencia para serem representantes do Estado onde quer que vocês estejam. Vocês têm um papel fundamental de proteger a nossa sociedade e ajudar todo o nosso sistema de segurança a combater a criminalidade e dar tranquilidade para o nosso povo”, frisou Wilson Lima.

Durante a formatura, o governador informou que os novos praças que se enquadrarem nas normas de disciplina da PM serão lotados nos municípios de origem. Disse ainda, que o Governo do Amazonas já destinou para o orçamento da PMAM o valor de R$ 20 milhões para reformar quartéis do interior, oferecendo uma estrutura adequada aos militares.

Os prefeitos de São Sebastião do Uatumã, Jander Almeida; de Autazes, Andreson Cavalcante; de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa; e de Guajará, Ordean Gonzaga da Silva, estiveram presentes na formatura, além de deputados federais e estaduais, vereadores e secretários de Estado.

Os mais de 400 policiais militares passaram por dez meses de curso de formação teórica e prática. No curso de formação, o Governo investiu na preparação, capacitação e aperfeiçoamento dos novos agentes públicos.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Ayrton Norte, enfatizou a importância do aumento no efetivo, principalmente para reforçar as unidades policiais do interior do estado, onde ficarão à disposição do Comando de Policiamento do Interior (CPI).

“Esses homens só vão nos ajudar a aumentar a nossa capacidade de operação, o aumento do efetivo é muito importante, principalmente para o interior do estado. Nós temos uma defasagem muito grande nos municípios do Amazonas, e o governador com o olhar muito clínico, olhar de estadista, resolveu formar essa turma, e grande parte vai para o interior, sem dúvida, para que a gente possa completar os quadros da Polícia Militar no estado e possa proporcionar ao cidadão de bem uma melhor segurança”, ressaltou o comandante da PMAM.

Formação 

O  curso realizado pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFap), em parceria com o Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp), iniciou no dia 23 novembro de 2020, e foi concluído pelos servidores em 25 de outubro de 2021, totalizando 10 meses de estudo teóricos, treinamento e formação tática. Durante o período de formação, para contribuir no enfrentamento da Covid-19, os alunos soldados trabalharam arduamente em prol da logística, transportando cilindros, equipamentos e materiais destinados ao combate ao Covid-19.

Para o novo soldado, André Lins, o momento é de gratidão. “Agradecer ao governador do Estado pela oportunidade, ao nosso comandante-geral, a todos que deram esse apoio, ao corpo docente onde a gente aprendeu muita coisa, a gente aprendeu muitas lições de vida e agradecer do fundo do meu coração à minha família inteira”, disse.

As famílias estiveram na cerimônia, e o momento foi de emoção. A esposa de André, Eliana Lins, esteve na solenidade com o filho do casal. O sonho da criança era ver o pai virar policial. “É o momento mais importante da minha vida. E primeiramente agradeço a Deus, que esse sonho hoje realizado, eu dou graças a Deus e ao governador Wilson Lima que tornou possível esse sonho de menino. Estou muito feliz, muito feliz mesmo”, disse Eliana.

Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, o ingresso de mais de 400 homens e mulheres nas fileiras da corporação faz parte dos investimentos do Governo do Amazonas do plano para reestruturação da segurança pública Amazonas Mais Seguro.

“O investimento é grande, o Governo do Estado está investindo na segurança pública. Nós tivemos na última sexta-feira (22/10), o lançamento do Cerco Inteligente, nós tivemos uma operação muito exitosa, tivemos 39 ocorrências, fizemos a fiscalização em 39 veículos e, destes 39, nove já foram apreendidos por estarem irregulares, ou seja, foi um sucesso absoluto. Vamos continuar sempre de modo que a prioridade seja a segurança pública”, disse o secretário. Além disso, ressaltou, o governador anunciou concurso público para todos os órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública do Amazonas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Em Iranduba, PC-AM prende jovem por homicídio qualificado ocorrido em 2017

Outros seis indivíduos também estão sendo procurados pelo crime.

Em ações na capital e interior, PMAM recupera 14 veículos roubados nas últimas 24 horas

Entre os veículos recuperados estão nove carros e seis motocicletas.

TCE-AM julgará contas de Arthur Virgílio e Wilson Lima na próxima semana

A sessão foi presidida pelo conselheiro Érico Desterro, em substituição ao presidente Mario de Mello, viajando a exercício do TCE-AM.

Com auxílio do videomonitoramento, trio é preso por furto de veículo na zona centro-sul

Infratores foram identificados pelas câmeras de monitoramento e presos minutos após cometer o crime.